Consumidores brasileiros devem gastar com mais moderação no Natal deste ano, uma vez que 77% deles planejam gastar menos com a compra de presentes para comemorar a data. Ainda assim, o índice é inferior à intenção declarada em 2013 (80%), conforme aponta uma pesquisa realiza pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de proteção ao Crédito). A maior parcela dos consumidores (71%) vai pagar suas compras de fim de ano à vista, em dinheiro (56%), com débito no cartão (34%), com cartão de crédito (8%) e por meio de carnê ou boleto (2%). Os 29% que pretendem parcelar afirmam que vão utilizar principalmente (87%) o cartão de crédito como forma de pagamento.
Dos consumidores que responderam à pesquisa, 49% pretendem fazer suas compras para o Natal e final de ano em lojas de rua, 29% em shopping centers e 22% em galerias ou centros comerciais. Além disso, 68% afirmam que a ceia deste ano estará igual ou mais farta que a de 2013. O levantamento ainda aponta que menos consumidores devem usar o 13º para quitar dívidas: 43% dos entrevistados declaram que pretendem quitar dívidas pendentes ou em atraso com o dinheiro do 13º salário, índice 14p.p. menor do que o declarado em 2013 (57%). E 13% devem guardar o dinheiro para pagamento das contas de início de ano.
Com relação à percepção dos consumidores com a economia, há um aumento de 39% para 64% dos que acreditam que ela está pior hoje, em comparação ao mesmo período do ano anterior. Esta opinião prevalece em todas as classes sociais, principalmente na classe A (85%), e nas regiões Sudeste (68%) e Centro-oeste (67%). Já para 2015, 50% acreditam que ela estará pior em comparação com este ano (2014). Em 2013, esse percentual era de 34%. O índice também prevalece em todas as classes sociais, principalmente nas classes A (73%) e B (60%), e nas regiões Sudeste (54%) e Sul (51%).
Quando questionados sobre sua vida financeira, 38% acreditam que ela está melhor hoje, se comparada ao ano anterior. Mas houve queda de 10p.p. em comparação à pesquisa realizada em 2013. Para 32%, a vida financeira hoje está igual ao ano passado e para 28% piorou. Ainda assim, há um otimismo em relação à vida financeira para 2015: 62% dizem que a vida financeira estará melhor no ano vindouro. A classe D é a mais otimista em relação a esse cenário, com 66% das menções. Para 20%, a vida financeira estará igual e para 11% pior.
Os dados da pesquisa “Perspectivas e Compras para Natal e Final de Ano 2014” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 07 a 21 de novembro de 2014, com 1.041 consumidores usuários do site Consumidor Positivo. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 3%, para mais ou para menos.