Os brasileiros estão aderindo às novas plataformas de acesso à Internet. Isto é o que indicam dados apurados pela Predicta, consultoria especializada no gerenciamento e otimização de estratégias de marketing digital. Somente nos últimos seis meses a empresa contabilizou um aumento de 167% no volume de acessos via celulares e PDAs.
Com comercialização oficial no Brasil prevista apenas para 2009, o iPhone, gadget recém-lançado pela Apple, que virou objeto de cobiça em todo o mundo, já está, literalmente, “fazendo a cabeça” dos usuários. “É um crescimento em progressão geométrica. Para se ter uma idéia, em apenas seis meses contabilizamos 1.129% de aumento no volume de acessos à Internet por meio do iPhone”, afirma Claudia Woods, diretora de estratégia e inteligência da Predicta.
Além disso, segundo o Ibope/NetRatings, 7% da base de usuários acessaram a Internet por meio de celulares em 2007 – o que representa 2,8 milhões de internautas. Com a chegada do 3G, este número deve crescer consideravelmente. “Este é um caminho sem volta”, aponta Claudia Woods. “Vivemos em um mundo 100% on-line, onde podemos acessar e ser acessados rapidamente e o celular está, cada vez mais, se tornando o instrumento desta conexão”, complementa.
Mobile marketing – Essa tendência também se reflete no mercado de mobile marketing. Segundo dados divulgados neste mês de março pela Nielsen Mobile, 23% dos assinantes de celular norte-americanos foram expostos a algum anúncio nos aparelhos nos últimos 30 dias. O mais impressionante é que 50% deles, ou seja, 28 milhões de pessoas responderam a pelo menos a um desses anúncios.
“Estamos diante de uma mídia com potencial de recall impressionante e este movimento está chegando com velocidade ao Brasil” aponta Claudia. Segundo a executiva, o crescimento vertiginoso deste mercado exige que as agências e anunciantes estejam cada vez mais preparados para o desenvolvimento de campanhas multimídia, sincronizadas com o futuro e diretamente conectadas com o consumidor. Dados da consultoria ABI Research, projetam que o mercado mundial de propaganda em dispositivos móveis deve saltar de US$ 1,8 bilhão em 2007 para US$ 24 bilhões em 2012.
O Brasil também avança entre os campeões em acessos via banda larga pelo celular. Segundo levantamento da Cisco e do IDC (International Data Corporation), em dezembro de 2007, 4% dos brasileiros navegaram pela Internet rápida, contra 3,4%, em junho do mesmo ano. Entre o primeiro e o segundo semestre do ano passado, a banda larga móvel cresceu 124%. E segundo o estudo, até 2010, 15 milhões de conexões serão feitas via banda larga, sendo 3 milhões por meio de celular.