Brasileiros comprarão pela internet no Natal



Mesmo sendo as lojas de departamento e shopping os principais destinos para as compras de final de ano, especialmente para as classes A, B e C, os meios on-line vêm ganhando espaço. A “Pesquisa de Natal 2012 – Intenções e expectativas do consumidor brasileiro”, realizada pela Deloitte, aponta que 70% dos consumidores utilizará a internet; 66% deles comprarão via sites de lojas físicas e 39% por sites de compra coletiva. Já os jovens, entre 18 e 29 anos, são os que mais pretendem fazer compras on-line: 55% contra 46% na faixa de 45 a 60 anos.

 

O destaque desse ano serão as compras on-line por meio de tablets ou mobile (37%). “Esse comportamento é diferente do ano anterior, quando esses equipamentos eram bem menos utilizados. Isso indica que o brasileiro vem adquirindo hábitos de consumo mais próximos de países onde a mobilidade é muito mais comum, como os Estados Unidos”, acredita Reynaldo Saad sócio líder para o atendimento a empresas varejistas da Deloitte.

 

A maioria das pessoas (46%) deve fazer as compras na primeira semana de dezembro, que coincide com o recebimento do 13º salário. Entre os presentes, o vestuário deve ser o principal item adquirido (80%), seguido pelos sapatos (49%), no entanto, uma parcela significativa, 26%, pretende comprar aparelhos eletrônicos, tablets, celulares, computadores e players. Além disso, o levantamento aponta que mesmo com a situação financeira melhor os consumidores brasileiros – de todas as classes socais e regiões – serão mais prudentes nas festas de final de ano. 50% dos respondentes querem gastar menos em presentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima