O canal para quem respira cliente.

Pesquisar
Close this search box.

Brasileiros já demonstram preferência pelos pagamentos via QR code 

Estudo mostra que consumidores também estão fazendo uso do celular em pagamentos por aproximação e realizando compras com Pix parcelado 

O pagamento por QR code está conquistando a preferência dos brasileiros que usam o smartphones para realizar pagamentos. Em apenas 12 meses, entre agosto de 2021 e o mesmo mês deste ano, subiu de 58% para 73% a proporção daqueles que já experimentaram pagar por esse sistema. A informação consta da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box — Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil, segundo a qual, nos últimos 30 dias, 51% dos brasileiros entrevistados fizeram algum pagamento através dessa modalidade.

Segundo analisa o relatório, o uso do QR code nos pagamentos está sendo impulsionado por uma série de fatores nos últimos anos, como o boom das fintechs e da abertura de contas de pagamento; a disponibilidade da tecnologia, pois basta um celular com câmera. E a incorporação do Pix em softwares de frente de caixa, faturas de serviços recorrentes (- uz e telefonia – e máquinas de POS.

Pagamentos por aproximação

Por sua vez, os pagamentos por aproximação, segundo aponta o estudo, foram utilizados nos últimos 30 dias por menos de um terço dos brasileiros com smartphone (32%). Uma das explicações para não ser tão popular quanto o QR code está no fato dele requerer a tecnologia NFC, que não está presente em todos os modelos de smartphone. Além disso, o smartphone concorre com os próprios cartões de plástico, que já estão vindo com NFC embutido. Mesmo assim, o uso da tecnologia teve um aumento nos últimos 12 meses, passando de 36% para 41% a proporção de brasileiros com smartphone que já usaram o aparelho para pagamento por aproximação.

Compras com Pix parcelado

Outra descoberta desta edição da pesquisa é que quase um terço dos brasileiros com smartphones (32%) já fizeram compras com Pix parcelado no aparelho, uma nova forma de pagamento oferecida por algumas fintechs e bancos digitais e que pode ser parcelada no cartão de crédito. Ela permite que o cliente faça um pagamento a um lojista por Pix, à vista, mas em vez de ser descontado do saldo na sua conta, a cobrança é feita posteriormente em parcelas em seu cartão de crédito pela instituição financeira que oferece o serviço.

Trata-se de uma forma de obter os benefícios oferecidos pelo lojista para o pagamento à vista, como um desconto no valor da mercadoria, mas pagar parcelado no cartão. Essa modalidade de pagamento é mais utilizada pelos jovens de 16 a 29 anos (39%), o que pode ser explicado pela sua renda mensal menor.

Números sobre o comércio móvel

O mercado brasileiro de comércio móvel amadureceu bastante nos últimos anos e hoje é difícil encontrar uma pessoa com smartphone que nunca tenha feito uma compra pelo aparelho. A pesquisa apurou que 93% já realizaram compras pelo mobile. Trata-se de um hábito frequente: 80% dos brasileiros com smartphone fizeram ao menos uma compra pelo dispositivo nos últimos 30 dias. Aliás, 8% dos entrevistados afirmam que usam o celular para compras todo dia ou quase todo dia e 82% declaram que fazem mais compras hoje pelo smartphone do que faziam seis meses antes.

O aplicativo Shopee é o mais utilizado nas compras pelo celular e mantém a liderança no segmento, apontado por 23% dos consumidores móveis brasileiros. O Mercado Livre e iFood aparecem em seguida. A maior novidade na lista foi o crescimento da Amazon e a queda da Americanas, que trocaram de lugar, agora como quarta e quinta colocadas, respectivamente. O sucesso do Amazon

Prime Day, quando a companhia disponibilizou uma série de ofertas especiais, nos dias 12 e 13 de julho, pode ser uma das explicações para o seu crescimento.

Entre as categorias de produtos mais comprados pelos brasileiros através do smartphone, a de roupas alcançou pela primeira vez a liderança: 52% dos consumidores brasileiros fizeram compras de roupas via app nos últimos 30 dias. Refeições, que antes detinham a primeira posição, agora ficaram em segundo lugar, citadas por 50% dos entrevistados.

A pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box — Pagamentos Móveis e Comércio Móvel no Brasil também traz outras descobertas: 44% dos consumidores realizam compras pelo celular algumas vezes ao mês. 16% quase toda semana; 7% quase todo dia; e 1% realiza compras todos os dias; 60% dos brasileiros com smartphone já encomendaram produtos e serviços pelo WhatsApp; pelo Instagram são 46% e pelo Messenger (27%); 57% dos entrevistados estão muito satisfeitos com a sua experiência no comércio móvel; apenas 1% afirma que está insatisfeito; e 46% dos brasileiros com smartphone já compraram ingressos de eventos via app

A pesquisa entrevistou entre os dias 18 e 24 de agosto 2.085 brasileiros que possuem smartphone. Com validade estatística nacional, a pesquisa respeita as proporções por gênero, faixa etária, classe social e distribuição geográfica do universo de internautas brasileiros. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais e o grau de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima