A fim de saber mais sobre o comportamento dos internautas brasileiros nas redes sociais, a Hello Research realizou uma pesquisa com 1280 pessoas, das cinco macrorregiões brasileiras, de diferentes escolaridades e integrantes de todas as classes sociais. Entre as constatações descobertas está o fato de que apenas uma minoria segue as marcas nas mídias sociais. Dos entrevistados, apenas 27% afirmaram que seguem as marcas e empresas que se interessam ou admiram. Outros 73% negaram.
Desse grupo que acompanha as marcas no meio online, 39% possuem entre 16 e 24 anos. Em seguida, são as pessoas de: 25 a 34 anos (29%); 35 a 44 anos (21%); de 45 a 59 anos (17%) e 60 ou mais (16%). Já na relação por classes, os que mais seguem as empresas são da classe AB, com 33%. Depois foram as pessoas da classe DE(25%) e C (24%).
Motivações
Informar-se sobre novidades do mercado foi a principal razão pela qual os brasileiros seguem as marcas nas redes sociais. Sendo apontado por 62% e majoritariamente jovens, da classe C. Ficar por dentro de promoções ficou em segundo lugar, com 41%, e respondido por mulheres, jovens, da classe C. Já os homens, de 35 a 44 anos, da classe A/B e com superior completo apontaram a terceira motivação mais citada, que é seguir instituições relacionadas ao seu trabalho/setor, com 29% das indicações.
Desistência
A pesquisa ainda mostrou que 54% dos entrevistados já deixaram de acompanhar alguma marca nas redes sociais. E o motivo principal é conteúdo irrelevante, levantado por 26%. Outros 10% disseram que deixaram de seguir por poucas promoções e benefícios. Enquanto 8% foram por conteúdos repetitivos e 3% por outras razões.