A crise parece que ainda vai persistir por um tempo no País. Consequentemente, o brasileiro diariamente o orçamento familiar encolher, enquanto as contas aumentam. A solução para 93% têm sido selecionar melhor os gastos, mantendo alimentação e medicamentos como prioridade, e mudar os hábitos de consumo (60%). Como mostra pesquisa realizada pela Nox4Think, encomendada pela Dotz, em sete estados brasileiros, com 915 entrevistados.
Um caminho encontrado por 26% foi concentrar as compras em locais onde há possibilidade de acumular pontos e trocar por descontos ou produtos. Outra tática que vem sendo adotada para fazer o dinheiro render é utilizar os pontos para pagar contas. Desde 2012, mais de R$ 14 milhões em contas de consumo foram pagas com pontos, como mostra levantamento da Dotz, com 18 milhões de clientes no Brasil. O salto de 2014 para 2015 foi de 33%. Outros R$ 30 milhões em pontos foram usados para trocar por vale-compras em supermercados. O salto de 2014 para 2015 foi de 94%.
Fidelização aumenta em número de adeptos
Com isso, de acordo com os dados da Associação das Empresas do Mercado de Fidelização, Abemf, os cadastros em programas de fidelidade cresceram e totalizaram 67,7 milhões no terceiro trimestre de 2015. Aumento de 22% em relação ao mesmo período de 2014, quando eram 55,4 milhões de clientes. “O hábito de consumo também tem mudado no perfil da troca de pontos por produtos. Hoje, o vale-compra no supermercado, postos de combustível e a farmácia estão entre os segmentos mais trocados. Assim como tem aumentado o número de pessoas que usam esses créditos da fidelização para pagar contas de consumo, como luz e telefone. Isso mostra que as pessoas estão realmente usando os Dotz como uma forma de complementar a renda nesse momento de crise”, revela Roberto Chade, presidente da Dotz.