O consumidor brasileiro confia na indústria de seguros, é fiel ao seu provedor atual e gostaria de adquirir mais produtos de um mesmo provedor. Esses são os destaques da pesquisa Global Insurance Customer Survey, realizada pela Ernst & Young em 23 países, com aproximadamente 24 mil consumidores.
Além disso, esses clientes são bem-informados e pretendem obter ainda mais informações para compras futuras – com maior participação dos meios online. “Os consumidores também respondem bem a tentativas direcionadas de vendas-cruzadas, desde que a proposta de valor esteja clara e seja atrativa”, explica Rodrigo Dantas, sócio da área de serviços financeiros da Ernst & Young Terco e responsável pela pesquisa no Brasil.
O brasileiro também é sensível a preço. No entanto, a importância atribuída à marca na escolha do provedor é maior do que em qualquer outro país pesquisado. Quando perguntados os motivos para a escolha de uma seguradora, 58% dos entrevistados brasileiros apontaram que o mais importante eram a marca e o preço; para 44%, o serviço; e, para 32%, o produto. Isso mostra o esforço que as seguradoras brasileiras devem realizar para a construção da marca.
Outros dois pontos também merecem atenção das seguradoras que atuam no Brasil. O primeiro deles é que apenas 24% dos consumidores brasileiros pesquisados afirmaram possuir mais de um produto de Vida e Previdência de um mesmo fornecedor. Na China, por exemplo, esse índice é de 52%, enquanto na Índia fica em 45%. Esse dado contrasta com a informação de que 64% dos consumidores afirmaram que seus atuais provedores se mostram ativos em contatos e tentativas de venda-cruzada.
O segundo ponto de atenção diz respeito aos agentes de seguros como principal canal de venda de produtos. Apesar de se mostrar mais fiel ao provedor de produtos de Vida e Previdência, em comparação aos demais países analisados, o consumidor brasileiro é mais suscetível ao agente de vendas na mudança de seguradora – resultado é inferior apenas aos da China e Índia.