Neste ano, o turismo interno deve fazer mais sentido para os brasileiros. Se comparado com outros cinco países da América Latina, o Brasil foi o menos propenso a fazer viagens internacionais. É o que mostra uma pesquisa feita pelo Groupon, com quase cinco mil pessoas (do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e México). O intuito foi compreender o que pensam e quais são as preferências dos viajantes da região. De maneira geral, os destinos mais procurados são os relacionados a praias e belezas naturais.
Além disso, foi percebido que a internet é o meio mais utilizado para fazer reservas de passagens e hospedagens. Seja pelo computador ou por dispositivos móveis. O Google é a maior fonte de informação sobre viagens e turismo para os latino-americanos. No caso dos brasileiros, o app mais usado durante as viagens é o Google Maps (72%), seguido do Groupon (39%) e do Trip Advisor (35%). Aliás, para 83% dos entrevistados do Brasil, o preço é a primeira coisa a ser considerada no planejamento de uma viagem.
Por aqui, 22% pensam em cada detalhe de suas viagens e outros 23% dos entrevistados descrevem a si mesmos como viajantes de baixo orçamento. O que faz sentido com outro dado importante: a grande maioria prefere hospedar-se em pousadas e hotéis mais simples. Em matéria de companhia, 76% preferem viajar com a família e 60% gostam de viajar com o(a) companheiro(a). Já quando o assunto é gastronomia, 64% dizem que provariam a comida local – desde que ela não fosse muito bizarra, e 44% não se importam com a dieta quando estão viajando ou de férias, mas 37% tentam ser o mais saudável possível, sem deixar de comer o que têm vontade.