Cadastro Positivo: benefício ou risco?


Ter acesso à informações como o que o consumidor gastou, pagou ou financiou pode se tornar realidade caso o projeto do Cadastro Positivo seja aprovado pelo Senado Federal até o dia 2 de junho. O gerente de produtos e serviços da Boa Vista Serviços, Fernando Sacco, disse que a empresa é a favor do processo, na Conferência Internacional em Qualidade da Informação 2011. “Somos desiguais e devemos ser tratados como tal, na exata medida”, afirma.
 
O gerente conta que com esse compartilhamento de informações, haverá uma gama de vantagens aos consumidores. “Juros menores, ampliação do acesso ao crédito, ampliação de prazos de pagamentos e controle de gastos”, diz. Além disso, o setor econômico brasileiro  também poderá se beneficiar. “O Cadastro Positivo pode promover uma queda no nível de inadimplência, além de um aquecimento na economia”, conta Sacco.
 
Em contrapartida, ele diz que alguns órgãos de defesa ao consumidor podem ser contra o cadastro, pela possibilidade de ofender a privacidade do cliente. “Na minha opinião isso não vai acontecer, porque o consumidor será questionado antes de suas informações serem divulgadas”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima