A Caixa iniciou os testes para oferecer aos clientes um assistente pessoal por voz, desenvolvido em parceria com o Google. A versão inicial, disponível no Google Assistente para os celulares Android e iOS/iPhone, traz os resultados de todas as modalidades das Loterias, sempre com informações do sorteio mais recente, além da busca por sorteios anteriores. Serão oferecidas também outras informações públicas, como o calendário de pagamentos do PIS e taxas de câmbio, por exemplo. O objetivo é que, após as fases de testes, os clientes possam usufruir de serviços mais exclusivos, como solicitação de fatura para pagamento do cartão de crédito, confirmação de saldo e até a realização de pagamentos.
O vice-presidente de tecnologia da Caixa, José Eirado, destaca que o projeto integra os tradicionais serviços do banco a novos modelos de negócio. “Tudo isso em concordância com o que o mercado vem fazendo, permitindo que a Caixa se posicione no mercado como instituição moderna e inovadora”, ressalta.
A inicialização do serviço começa com a frase “Ok Google”, abrindo uma imensidão de possibilidades. Após essa inicialização, os usuários podem chamar o banco pela frase: “falar com assistente Caixa”. A partir daí, as perguntas podem ser realizadas em linguagem natural e serão progressivamente aprimoradas pela inteligência cognitiva da plataforma. “Os usuários vão incorporar no seu dia a dia o comando de serviços por voz de forma natural, permitindo a execução de serviços financeiros sem impacto em suas tarefas cotidianas”, comenta o vice-presidente de clientes, negócios e transformação digital da Caixa, Paulo Henrique Bezerra.