O ano começou com uma injeção de ânimo para o comércio. Essa é a conclusão do balanço de vendas da Associação Comercial de São Paulo, ACSP. As vendas à vista no comércio na cidade de São Paulo cresceram 3% em janeiro ante o mesmo período de 2013, segundo o ICH, Indicador de Movimento de Cheques. O aumento foi puxado pelos produtos da moda verão, nos setores de roupas e calçados. As liquidações também contribuíram para esse cenário. De acordo com o IMC (Indicador de Movimento do Comércio a Prazo), as vendas a crédito cresceram 2,5% na capital paulista em janeiro, em comparação com janeiro de 2013. A procura por ventiladores e aparelhos de ar-condicionado também ajudaram a impulsionar as vendas.
Para o presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Facesp, Rogério Amato, os dados são animadores. “O ano de 2014 começa com boas notícias para o comércio em São Paulo, com aumento de vendas – puxado pelas altas temperaturas – e sinalização de queda da inadimplência”, afirma Amato. Ele lembra que o desempenho do varejo pode oscilar em 2014 por conta do cenário interno – eventos como Copa do Mundo e eleições – e da conjuntura econômica internacional, com possíveis variações nas taxas de juros e no câmbio.
As notícias também são boas no que se refere à inadimplência: o IRI, Indicador de Registro de Inadimplentes, que analisa os carnês em atraso, registrou ligeiro aumento de 1,6% ante janeiro do ano passado. Na mesma linha segue o IRC, Indicador de Recuperação de Crédito, com elevação um pouco menor, de 2,3% no total de registros cancelados ou negociados. “Isso mostra que os consumidores estão ficando mais em dia com suas dívidas. A inadimplência segue em baixa e os dados de janeiro sugerem que deve continuar em queda”, observa Amato.