O estudo “Perspectivas das PMEs no Brasil e na América Latina”, encomendado pela Visa e conduzido pela The Nielsen Company, revelou que o cartão empresarial é fonte de financiamento para 38% das pequenas e médias empresas entrevistadas que utilizam o crédito para desenvolverem os negócios. Embora 28% das PMEs pesquisadas possuírem o cartão empresarial, quase a metade declara utilizar os cartões pessoais para o uso do negócio, o que confirma a falta de separação entre os assuntos pessoais e os da empresa. Ao mesmo tempo, 79% delas disseram que a divisão dessas despesas é importante.
“As PMEs constituem um segmento estratégico para a Visa”, afirmou Allen Cueli, diretor de soluções comerciais da Visa América Latina e Caribe. “O estudo revelou a importância do acesso ao crédito para o crescimento do segmento, assim como a necessidade de migrar de meios de pagamentos ineficientes como cheque e dinheiro para meios eletrônicos de pagamento”, conclui o executivo.
Devido ao fato dos instrumentos de pagamento empresariais ainda não serem amplamente difundidos no País, 70% das PMEs entrevistadas continuam usando métodos de pagamento como o dinheiro (41%) e o cheque (27%), sendo que nota-se uma grande diminuição desse último (38% em 2007). Cerca de 25% das empresas entrevistadas, afirmaram utilizar o boleto bancário.