Cartões de loja impulsionam fidelidade

Maioria dos consumidores com cartões private label dizem que priorizam essas lojas do que outras onde não têm cartão

0
1
Renato Meirelles
Renato Meirelles

Uma pesquisa do Instituto Locomotiva, realizada em parceria com a Conductor, mostra que os cartões de loja são instrumentos importantes de fidelização de clientes. De acordo com os dados, um em cada três consumidores (33%) que possuem cartões de loja com bandeiras (Visa, Mastercard, etc.) os utilizam preferencialmente nos varejistas onde foram emitidos – ainda que eles sejam aceitos para outros tipos de pagamento, como um cartão de crédito comum. Da mesma forma, 71% dos consumidores que possuem cartões private label (que só são aceitos nos estabelecimentos onde foram emitidos) dizem que, na hora de ir às compras, priorizam essas lojas do que outras onde não têm cartão.

Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, acredita que os varejistas têm a oportunidade de fidelizar ainda mais clientes caso ofereçam alternativas vantajosas. “Muita gente ainda realiza transações cotidianas com dinheiro vivo no Brasil. Se os varejistas entenderem as demandas do seu público, a oferta desses serviços pode ser, ao mesmo tempo, uma mecanismo de fidelização de clientes e de alavancagem de vendas para as lojas”, comenta.

Os clientes que já possuem os cartões de loja identificam espaço para ampliar ainda mais seu uso. No caso dos cartões private label, a maior parte dos consumidores usaria mais o serviço se as lojas oferecessem melhores condições de parcelamento e limites mais altos. Para 52% desses consumidores, a disposição em comprar com o cartão aumentaria se os varejistas dessem opções de parcelamento mais atrativas das que existem hoje, enquanto 53% dizem que, se os limites fossem mais altos, também consumiriam mais nessas lojas. “Existe um grande potencial de mercado que o varejo brasileiro pode aproveitar. Ao oferecer mais opções de meios de pagamento ao consumidor, assim como melhores condições, as lojas não apenas escalam as vendas e fidelizam o público, como passam a ter insumos para analisar o seu padrão de consumo”, comenta Antonio Soares, da Conductor.

Na pesquisa, também chamam a atenção os dados que mostram que, entre a parcela da população que possui cartão de crédito, 73% dizem também ter um cartão de loja (com ou sem bandeira). Isso confirma que o grande diferencial dos cartões de loja, sejam eles private label ou não, não está mais no acesso ao crédito, mas sim na oportunidade de relacionamento e fidelização dos consumidores. Outros benefícios esperados pelos consumidores são descontos em produtos, agendamento do pagamento da primeira parcela da compra a longo prazo e maior diversidade de produtos e marcas. A pesquisa ouviu 1.500 pessoas em 14 regiões metropolitanas do país entre os dias 15 e 28 de junho de 2019.