Celebração das conquistas!

Felizmente, a mulher, com o passar do tempo, conseguiu galgar mais e mais espaço dentro da sociedade. No mercado de trabalho, ela compete de igual com os homens e, com isso, aumentou a sua presença como consumidoras em mercados que vão além dos tidos femininos, como roupas e cosméticos. Como mostra uma pesquisa feita pelo americano Michael Silverstein, líder da área de consumo da consultoria Boston Consulting Group (BCG), o público feminino controla ou influencia 70% dos gastos de consumo feitos nos Estados Unidos, gerando cerca de US$ 5 trilhões. Já no Brasil, elas representam 45% das compras de carros. Um exemplo desse maior sucesso da mulher é Chieko Aoki, presidente da rede Blue TreeHotels e considerada como a segunda mulher de negócios mais importante do País, segundo a Forbes. “Elas têm ganhado independência financeira e se tornado um importante público para diversos mercados, inclusive o hoteleiro. São independentes e têm voz ativa, detalhistas e primam pela qualidade de serviços e produtos”, afirma ela. Em entrevista à ClienteSA, ela contou mais sobre a importância da presença feminina na base de clientes e mercado.
ClienteSA: Qual a importância da mulher para o mercado? 
Chieko: A cada dia, as mulheres crescem e conquistam seu espaço em diversas áreas da vida, até mesmo no ramo profissional. Elas têm ganhado independência financeira e se tornado um importante público para diversos mercados, inclusive o hoteleiro. São independentes e têm voz ativa, detalhistas e primam pela qualidade de serviços e produtos. Além disso, têm grande influência na decisão de compra de suas famílias, sendo verdadeiras formadoras de opinião e firmes em suas decisões. As mulheres estão cada vez mais presentes em todos os mercados, inclusive consumindo produtos de indústrias nas quais não tinha grande representatividade. Creio ser fundamental tratar de forma igualitária todos os públicos, independentemente de sexo, raça, cor ou qualquer outro fator. Nossa missão como hoteleiros é criar laços e entender as peculiaridades de cada cliente, sem generalizações ou preconceitos.
Elas possuem alguma singularidade?
O público feminino é criterioso, detalhista e gosta de ver ação realizada aqui, neste momento. Ou seja, em casos de elogio ou reclamação os fazem rapidamente e aguardam retorno, o que significa que a mulher compartilha e quer ser parte do resultado de seus comentários. As sugestões das mulheres nos ajudam a conhecer mais os clientes ou trazer novidades para os hotéis. Elas adoram caminhar ajudando a transformar o mundo.
Para a sua empresa, qual a importância de fidelizar as clientes? 
É importante fidelizar não só as mulheres, porque o público fiel nos desafia a fazer cada vez melhor, visto que sempre está em nossos hotéis e busca novidades diariamente. Acredito que as empresas e pessoas que agem com a alma na busca por seu propósito para aumentar a satisfação dos consumidores, sendo a satisfação da empresa uma consequência, são as que conseguem ser diferentes, com toque de exclusividade ou mesmo com atendimento personalizado. Nosso ideal é o de proporcionar aos clientes experiências encantadoras, com personalização e carinho, atentos aos detalhes dos detalhes e buscando compreender o estilo de vida da diversidade de nossos hóspedes.
As mulheres exigem uma estratégia de fidelização diferenciada?
Tratamos todos os hóspedes com a mesma cortesia e atenção. Mas, até por ser uma rede fundada por uma mulher, temos uma boa percepção sobre as necessidades desse público e suas peculiaridades. É preciso estar atento aos detalhes para surpreender as hóspedes e fidelizar este público. Tomamos cuidados com alguns pontos como, desde que a ocupação permita hospedar as mulheres mais próximas dos elevadores quando são andares com corredores compridos, disponibilização de secador mais potente, escalda-pés, e outras amenidades bastante apreciadas pelas mulheres.

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