Certificação profissional em crédito

0
1


Estão abertas, até 02 de junho, as inscrições para a realização do segundo exame de proficiência para a obtenção da Certificação Profissional Serasa em Crédito – Nível I, que acontece em julho. Serão examinados conhecimentos fundamentais na gestão do risco de crédito, em temas como gestão de risco, processos de tomada de decisão em crédito, matemática financeira, contabilidade e estatística, para certificar analistas de crédito de instituições financeiras e de empresas.

A Certificação Profissional Serasa em Crédito foi lançada em 2005 e tem como principal objetivo a contínua elevação da capacitação técnica dos profissionais que atuam no mercado de crédito. O programa da Certificação foi elaborado por um comitê técnico composto por profissionais do mercado e acadêmicos com experiência em crédito. Esse também foi o perfil dos profissionais que elaboraram as questões do exame. Em novembro do ano passado, foi realizado o primeiro exame teórico para a obtenção do certificado de nível I, que contou com um índice de aprovação de 57%.

“A motivação para a criação desse processo foi a consciência de que a capacitação técnica dos profissionais de crédito que estão atuando no mercado é um dos fatores fundamentais para a expansão do crédito no Brasil. Além disso, existem muitos excelentes profissionais no mercado, e a certificação será um reconhecimento a essas pessoas”, afirma o presidente da Serasa, Elcio Anibal de Lucca. “As teorias e as ferramentas de gestão de crédito evoluem de forma dinâmica, e, por esse motivo, profissionais de bancos e de empresas que utilizam o crédito como estratégia de crescimento necessitam atualizar continuamente seu conhecimento”, acrescenta.

As inscrições são feitas pelo site da Serasa, onde também podem ser obtidas informações mais detalhadas sobre os requisitos, conteúdo programático, cursos preparatórios e bibliografia recomendada, entre outras.