Estar atento à concorrência é fundamental para qualquer negócio, pois é preciso conhecer bem as empresas que vendem ou prestam os mesmos serviços que os seus. Elas, ainda, podem garantir um aprendizado e até uma forma e mostrar quem são os clientes que elas conquistaram e, quem sabe, não chamar a atenção deles também. Em um momento de crise, é muito comum que as empresas busquem opções com melhor custo-benefício. Segundo Frederico Flores, CEO da Ecommet, estar preparado para oferecer um bom produto, com preços que agradem a estes clientes, é a grande sacada em tempos de economia instável.
Ele ainda disse sobre algumas dicas para os consumidores que estão ´a deriva no mercado. Veja:
– Criticar o produto do concorrente não é boa ideia: falar das vantagens do seu produto sobre as outras opções do mercado é válido, desde que haja, de fato, alguma. Porém, falar mal do concorrente nunca é boa ideia. Para um cliente provavelmente insatisfeito, que analisa outras opções, isso pode soar traiçoeiro.
– Entenda o motivo da insatisfação: é preciso ouvir o cliente e o motivo de sua procura por um novo produto, para oferecer o que ele precisa. É fundamental entender se a insatisfação se dá em razão do custo, qualidade, ou se o atendimento e suporte prestados pelo concorrente deixaram a desejar. Isso guiará o seu trabalho na fidelização deste novo cliente.
– Oferecer um produto de qualidade e sem custo abusivo: se o momento é de crise, não cabe elevar os preços dos seus produtos deliberadamente. Grande parte das empresas, sobretudo as PMEs, buscam pelo melhor custo-benefício. Procure manter os preços de seus produtos e serviços em uma linha razoavelmente possível para assegurar qualidade. Não há estratégia melhor que preço justo x produto de qualidade.
– Te tornas responsável por quem cativas: investir em pós-venda e suporte é importante em qualquer situação. Mas quando você acaba de conquistar o cliente de um concorrente, isso se torna essencial, uma vez que, passada a crise (porque todas elas passam), ele estará fidelizado e satisfeito com seus serviços. A falta de atenção pode instiga-lo a buscar outros serviços com o fim do período de baixo crescimento, ou até antes.