Chega ao mercado brasileiro a Solomoto, que vem das palavras SO (Social) LO (Local) MO (Mobile) TO (Tool). É uma plataforma, de Israel, de gestão de sites e campanhas em mídias sociais que auxilia na expansão dos negócios de micro e pequenas empresas (MPEs). Seu diferencial está no fato de gerenciar as atividades de marketing digital e relacionamento com clientes na web, mídia social e mobile de forma mias fácil e intuitiva. Já que a gestão se dá a partir de um único painel de controle, permitindo visualizar a performance e os resultados das campanhas rapidamente.
O objetivo é atender pequenas empresas que ainda não estão presentes no mundo digital, com dificuldade para entender como se posicionar neste espaço, até empresas que já possuem presença na web e que querem integrar sua divulgação a partir da criação de campanhas simultâneas ou não em diferentes mídias sociais. “Nossa experiência nos mostrou que as MPEs em todo o mundo são muito semelhantes e, pensando em todas elas, criamos uma plataforma por meio da qual elas possam gerenciar sua vida digital. Uma ferramenta eficaz que realmente pode mudar a vida destas empresas”, comenta Guy Israeli, cofundador da Solomoto.
Segundo dados do Sebrae Nacional, existem 6,4 milhões de estabelecimento no Brasil. Sendo que deste total, 99% são micros e pequenas empresas. No entanto o índice de sobrevivência destes negócios é muito baixo. Assim, a Solomoto acredita que ter uma boa presença no mundo digital e conseguir manter um comércio eletrônico pode fazer a diferença neste cenário. “Viemos para o Brasil para auxiliar os micros e pequenos empreendedores a ganhar dinheiro no mundo virtual e impulsionar seus negócios no mundo real”, afirma Pasha Romanovski, um dos fundadores da plataforma.
A estudante de publicidade Marina Bethanies, fundadora da Se eu fosse um docinho, começou a utilizar a Solomoto logo depois que criou a empresa e garante que esse foi um diferencial para ajudar na divulgação da sua marca. “Ter um site faz as pessoas perceberem nosso negócio de forma mais profissional e para quem não entende muito de tecnologia, como eu, a plataforma é perfeita. Além disso, consigo acompanhar os resultados das divulgações que faço no Facebook e saber se meu investimento está valendo a pena. Tudo isso, num painel de controle muito simples de acompanhar” comenta.
Para facilitar a criação do site e de campanhas, há modelos de textos e imagens para diversas categorias de negócios, que podem ser usados, bastando inserir as informações específicas de cada negócio. Depois de criado o site, é possível acessar o banco de dados e criar os relatórios que desejar para administrar e investir nas mídias que dão melhores resultados. Além disso, é possível criar e administrar o comércio on-line, podendo gerenciar catálogos, pedidos e o conteúdo em um único painel de controle. Até o fim do ano o site estará integrado com o sistema de pagamento digital permitindo o acompanhamento das vendas em tempo real para aprimorar as estratégias de negócios.