Uma nova ferramenta de marketing chega ao mercado com a promessa de revolucionar a indústria e o varejo. A razão é porque ela irá solucionar a ineficácia da avaliação de ações promocionais dos produtos nas lojas e, assim, contribuir para maximizar recursos. Trata-se do PromoPower, solução desenvolvida pela IDXP Analytics. A previsão é que ela chegue ao setor supermercadista brasileiro no mês de outubro. “Já atendemos grandes redes no mercado norte-americano e vamos agora expandir essa atuação para o Brasil”, destaca Gustavo Lemos, CEO e cofundador da IDXP Analytics.
O diferencial da tecnologia é possibilitar aos fabricantes e varejistas uma análise detalhada do comportamento do consumidor dentro da loja, em tempo real. Contemplando dados como: número de visitantes expostos, engajamento médio do cliente, frequência de retorno e taxa de conversão. “Pesquisas atestam que, no Brasil e no mundo, 70% da verba destinada a ações promocionais em PDVs é desperdiçada por inconsistência na avaliação dos hábitos do consumidor. O PromoPower ajudará a garantir resultados mais confiáveis para a tomada imediata de decisões corporativas”, argumenta Lemos.
O produto começou a ser implementado no início deste ano, como um projeto-piloto, em duas unidades das Drogarias Araújo em Belo Horizonte (MG). Mais três já ganharam a ferramenta e, até o fim de 2015, a intenção é se às principais lojas da rede. Essa expansão é justificada pelos bons resultados iniciais. Um deles foi obtido com uma determinada marca de creme dental, que, além de ser encontrada na prateleira, estava ainda em evidência num ponto extra dentro da loja. Na primeira análise, a taxa de conversão em compra no ponto extra não era superior ao do ponto natural (0,57% contra 0,64%, respectivamente). Depois da mudança de local da gôndola promocional recomendada pelo PromoPower, o índice de conversão subiu para 0,89%.
No ano passado, o PromoPower foi lançado como protótipo nos Estados Unidos e conquistou o prêmio Editor’s Choice na Shopper Marketing Expo, que reconhece as melhores soluções na área de tecnologia voltadas para o ponto de venda (PDV). O Brasil foi escolhido como plataforma mundial de lançamento da novidade depois de mais de um ano de testes.