O índice nacional de cheques honrados no mês de maio apresentou acréscimo de 0,85% em relação ao mês anterior (95,76%), aponta pesquisa realizada pela Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo. Se comparado ao mesmo período de 2007 (96,56%), o volume de cheques honrados cresceu apenas 0,01%.
“A manutenção dos indicadores de cheques honrados mesmo com a oferta maciça de crédito no mercado, mostra que o varejo tem se profissionalizado no concessão de crédito neste meio de pagamento estabilizando o volume financeiro de transações honradas”, explica José Antonio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.
A tendência para o 2º semestre do ano é de aumento da inadimplência por conta da contínua oferta de crédito, mesmo com o aumento dos juros. Quem não se preparar para este cenário, poderá amargar perdas não previstas, complementa Praxedes.
De quarto lugar no ranking, o estado de Goiás saltou para a liderança, com índice de 97,94% de cheques honrados, superior 0,84% em relação a abril (97,12%). Minas gerais subiu quatro posições, passando de sexto a segundo colocado no ranking, com índice de cheques honrados na casa dos 97,78%, um crescimento de 1,06% em relação ao mês anterior (96,75%). O estado do Paraná apresentou alta de 0,34% em relação a abril (97,23%). Mesmo com a alta nos indicadores, o estado caiu para a terceira colocação no ranking, devido a ascensão dos outros estados nos indicadores.