A Landor, agência global de branding e de design estratégico, lançou uma lista com cinco tendências para as marcas em 2016. Foram analisadas inovações, comportamento do consumidor, evolução do mercado e atitudes de uma série de indústrias globais e locais para determinar as principais orinentações. Muitas delas refletem formas de navegar no conceito de agilidade, incentivando as marcas a serem adaptáveis, baseadas em princípios, abertas, responsáveis, globais e multicanais.
De acordo com Fernando Leira, general manager da Landor São Paulo, as marcas terão de se reinventar para garantir relevância e continuarem rentáveis. “Os consumidores anseiam por interações mais autênticas com as marcas, querem experimentá-las por meio de múltiplos canais e experiências multissensoriais; estão respondendo às histórias das marcas e incorporando produtos e serviços em suas vidas de uma maneira sem precedentes”, explica.
Off-line é o novo on-line
Compras on-line ameaçaram acabar com a experiência do varejo tradicional. No entanto, os clientes querem mais uma vez interações com o mundo real. As marcas estão respondendo, retornando para lojas de tijolo e argamassa, combinando os serviços que os consumidores esperam de uma loja física com a informação, flexibilidade e a personalização do meio digital. A Amazon acaba de abrir a primeira livraria em Seattle, onde os clientes podem navegar pelos livros da maneira tradicional e ainda ler a avaliação de outros leitores (os exemplares têm um cartão com uma resenha deixada por leitores no Amazon.com).
Multicanal e marcas multissensoriais
Marcas terão de pensar sobre toda a experiência do cliente. Será necessário explorar os sentidos para criar mundos únicos aos consumidores. A Four Seasons, por exemplo, utiliza um sistema de ar para difundir aromas personalizados em suas propriedades. Já a Virgin, além da icônica luz roxa, oferece um sistema de alimentação personalizado, on-demand, em que o passageiro pode pedir comida e bebida com apenas alguns toques na tela à frente, sem precisar esperar por muito tempo.
Empregados como uma nova campanha de marketing
Slogans e comerciais divertidos costumavam ser suficientes para as marcas terem impacto. Hoje em dia, no entanto, os consumidores também se importam com a opinião dos trabalhadores e como as empresas tratam os funcionários. Em 2016, as marcas irão dar mais ênfase no treinamento de seus colaboradores para que sejam embaixadores da marca. Elas irão se empenhar para reconhecer os seus esforços, e criar uma experiência de trabalho positiva. A Rei anunciou recentemente a #OptOut, uma iniciativa em que a empresa fechou todas as lojas na Black Friday e pagou aos funcionários para passar um tempo fora com a família e amigos.
Vida in the fast Lane
Hoje, os consumidores querem experiências sem enrolação. As marcas terão de criar formas rápidas para atendê-los. O Starbucks permite que os clientes encomendem o café com antecedência em vez de ficar esperando no balcão. Enquanto o aplicativo do Taco Bell faz do fast food ainda mais rápido, permitindo encomendas online e no local.
Embalagens que contam histórias
Histórias podem ajudar a humanizar a marca, tornando-a mais acessível e compreensível para os consumidores. Elas também podem fazer com que o logotipo ganhe mais peso e seja mais reconhecível. Marcas precisarão recorrer às histórias autênticas, que estabeleçam pontos de diferenciação, e transmiti-las por meio de design de embalagem. Para celebrar a origem do uísque J&B Rare, a marca criou uma edição limitada com 25 garrafas tatuadas. Por meio de uma capa de látex fina, que se ajustava ao formato da embalagem, ela foi colorida como se fosse a pele de uma pessoa.