A Cisco Systems, empresa de equipamentos para Internet, está patrocinando uma iniciativa na área social que se tornou referência mundial da Organização das Nações Unidas (ONU) e Organização Internacional do Trabalho (OIT). O projeto Berimbau, desenvolvido pela Sauípe S.A, Fundação Banco do Brasil e Previ – Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil, tem como objetivo apresentar soluções alternativas de geração de renda para os moradores das imediações do empreendimento turístico Costa do Sauípe, na Bahia. O programa também tem acordo com a proposta do Fome Zero, do Governo Federal.
O Berimbau foi escolhido pela ONU e OIT como modelo social integrado a ser implantado em todos os países assistidos pelas organizações. O convênio foi assinado no dia 26 de julho, na Costa do Sauípe, durante cerimônia oficial de lançamento do projeto. O projeto prevê a construção de um resort escola, apoio à capoeira, ao meio ambiente e à cultura. Como primeiro passo, já está em implantação o Proturis – Programa Turístico Integrado e Sustentável que vai beneficiar 6,5 mil dos 10 mil habitantes das comunidades vizinhas. Apoiado no desenvolvimento de quatro cadeias produtivas (Unidade de Processamento de Resíduos, Revitalização da Pesca, Artesanato e Pequenos Animais), o PROTURIS custará no total R$ 2,4 milhões, sendo metade deste valor investida pela Fundação Banco do Brasil. A outra metade será patrocinada por Costa do Sauípe e pelas empresas Cisco Systems, EMC Computer Systems, Cobra Tecnologia, entre outras.
“Por ser uma empresa cidadã, a Cisco apóia projetos como o Berimbau, que levará melhores condições de vida às pessoas e capacitação profissional para que aquelas comunidades façam parte da sociedade do futuro. Estamos muito satisfeitos em participar desse projeto em parceria com instituições socialmente responsáveis, como a Fundação Banco do Brasil, Previ e Sauípe S.A.”, diz Ana Carla Bon, diretora de Enterprise da Cisco Systems.