Desde que a internet começou a ganhar força, os vazamentos de dados sempre estiveram presentes, em maior ou menor escala. Mas, recentemente, o caso do Facebook trouxe um olhar mais preocupante para essa questão. E como isso afeta a relação entre empresa e cliente é a pergunta que paira no ar, já que hoje muitos negócios se realizam nas plataformas digitais. “As plataformas de redes sociais devem ser mais claras em relação a privacidade dos dados, pois usuários informados tendem a compartilhar seus dados de maneira mais consciente e segura, aumentando, e não diminuindo, a proximidade das relações com as empresas”, comenta Renato Shirakashi, general manager da Scup.
Do lado das empresas, ele pontua que a garantia da segurança da informação e utilização de boas práticas são imprescindíveis para a criação desses laços de confiança; “ancoradas por políticas claras e controladas pelo Facebook sobre como as informações devem ser compartilhadas e armazenadas”. Nesse ponto, Shirakashi pontua que o relacionamento próximo entre as duas partes – empresas e clientes – ainda é a melhor maneira de gerar confiança e boas experiências, através da clareza e transparência na comunicação, fazendo com que o cliente se sinta mais confortável em partilhar as suas informações.
“Estamos passando por um movimento que sabíamos que ia chegar. Até então a Internet havia se desenvolvido de forma livre, o que foi fator essencial para esse crescimento, mas que abria diversas oportunidades para a exploração de alguns mecanismos duvidosos. A questão da privacidade dos dados é um fator claramente importante para o funcionamento e confiança na rede e que estava sendo ameaçado pela próprio crescimento dela. Chegou a hora de garantirmos que essa premissa seja respeitada”, conclui.