Com atuação junto à Gestão do Ciclo da Receita das operadoras de telecomunicações e processando cerca de 2 bilhões CDRs (Registro de Detalhes de Chamadas) por mês, a ClearTech estava à procura de uma solução que pudesse ampliar o valor dos serviços prestados aos clientes, agregando maior capacidade de análise dos negócios de interconexão.
A fim de solucionar a questão, a ClearTech contratou a Attps Informática – empresa nacional especializada em desenvolvimento de sistemas, fábrica de software e outsourcing – e juntas desenvolveram e implementaram um sistema de Business Intelligence, que utilizou a plataforma Microsoft baseada no SQL Server (Gerenciador de Banco de Dados), Office System e arquitetura de acesso às informações via web.
Com a implantação do projeto, os clientes da ClearTech passaram a contar com um poder de análise maior, que dá apoio às decisões de negócios e permite um controle das informações trafegadas na rede de forma mais detalhada. Além do gerenciamento do processo de remuneração e do acerto de contas de interconexão das operadoras.
“O projeto consistiu em estruturar uma base de dados de forma consolidada e que estivesse preparada para oferecer informações em tempo hábil e de forma flexível. Esta estruturação permite ações imediatas com o objetivo de evitar perda de receita, agregando valor ao sistema existente”, detalha Sérgio Junqueira, gerente de projetos de BI da attps Informática.
Pelo sistema, as operadoras têm acesso às chamadas por rotas físicas e lógicas, emissão de Detrafs por ponto de interconexão (POI) e por mês da chamada e geração de amostras até o abatimento de CDRs com os de outras operadoras. Além disso, podem emitir relatórios detalhados do tráfego que gerou ou não remuneração e dos que não foram configurados, entre outros dados.