É cada vez mais crescente a quantidade de pessoas familiarizadas ao uso e frequência com os dispositivos móveis. Da mesma forma, também é maior o interesse delas em pesquisas e a aprender em como as empresas podem trazer melhorias para suas vidas. Segundo uma recente pesquisa da IBM sobre o comportamento dos consumidores, ao contrário do que se possa imaginar, a conexão mobile não ocorre somente por meio dos app e sim de várias outras formas: e-mails móveis, notificações, sites móveis, entre outras. Por esta razão, é essencial que as marcas conheçam profundamente o comportamento de seus clientes, para traçarem um plano de marketing efetivo no ambiente mobile.
Para ajudar as empresa, a Vieuit Mobile levantou algumas dicas para esse trabalho. Confira:
– Compras online: cada vez mais, os clientes usam smartphones para efetuar compras, e são mais propensos a comprar quando as ofertas os direcionam para telas preparadas para o mobile. Por exemplo, quando uma pessoa recebe uma oferta através de um SMS, se o link for para um site responsivo há muito mais chance de converter uma venda do que se o site não estiver preparado. Além disso, para aqueles clientes mais fieis à marca, ter disponível um aplicativo pode ajudar a estreitar o relacionamento.
– Interação com o consumidor: consumidores valorizam as notificações quando essas os ajudam e não o distraem. As atualizações de compras os ajudam a entender qual o status de sua compra sem que ele precise acessar o site da empresa. Notificações de ofertas focadas no perfil do cliente também são valorizadas, mas é preciso controlar a dose.
– Reputação: é grande a importância de investir na relação com o cliente. Empresas que possuem envolvimento com seu público percebem impulso em suas receitas. Além disso, os clientes compram mais de empresas com as quais têm experiências personalizadas. Ou seja, uma vez identificado o seu público-alvo, vale muito a pena investir no relacionamento e na customização.
– Engajamento com a marca: clientes são fidelizados por empresas que oferecem produtos de qualidade e que causam impacto positivo na experiência cotidiana. O consumidor entende que se o site de uma marca não está adaptado ao mundo mobile, indica que a empresa não se importa. Por isso, as empresas não podem perder tempo! Aderir ao mobile não é mais visto por ele como algo opcional.