Cliente de eletroeletrônico já é multicanal

A facilidade do consumidor em pesquisar no ambiente online é um dos principais aspectos que impulsionam o cruzamento de canais durante a experiência de compra de eletroeletrônicos. Uma prova está no fato deque 71% das pessoas recorreram ao site das lojas antes de efetuar a compra na loja física. Desse total, 81% costumam buscar o varejo virtual para ver preços de produtos, mas 67% revelaram-se insatisfeitos com as informações apresentadas na página. Como mostram os dados de um estudo feito pela Officina Sophia Retail.
A pesquisa concluiu que, enquanto o varejo caminha para a multicanalidade, o shopper já é multicanal. Uma vez que entre os brasileiros que compram eletroeletrônicos pela internet, três em cada dez foram pessoalmente à loja antes de concretizar a compra via internet. Essa é uma das características dos novos compradores, que utilizam cada vez mais, além das informações do varejo físico e virtual, redes sociais, blogs e sites para obter referências. Ou seja, este hábito define, para o shopper da loja física, quais as lojas “merecem” ser visitadas. 
Também foi percebido que o hábito de ir a diversos estabelecimentos permanece o mesmo quando o processo de compra ocorre somente no varejo físico, com sete em cada dez consumidores visitando, em média, 2,5 lojas, com gasto médio de R$ 757. Para o shopper que decide pela compra online, quatro entre dez compradores visitam cinco lojas online ou mais no processo de escolha. Na média geral, os omnishoppers visitam 3,62 lojas no processo de compra com ticket médio de R$ 752. Dentro dos sites, os dados mais acessados são sobre preços de produtos e marcas (93%), condições de pagamento (91%), checagem das características de produtos e marcas, e condições de entrega (89%). No entanto, nem tudo são flores nas lojas virtuais. Há um grande foco de insatisfação na ausência de clareza nas informações sobre de troca de produtos (50%), prazos de entrega (40%), e características de produtos e marcas (39%).
SHOWROOMING 
Outro hábito que revela o comportamento omnichannel é a forte presença do showrooming – situação em que o shopper consulta o produto no ambiente online dentro da loja física. Dos entrevistados, 73% afirmam ter este hábito durante a compra de eletroeletrônicos com objetivo de usar estas informações para a negociação nas lojas físicas. 
Para entender quais são as estratégias desse novo consumidor, a Officina Sophia Retail, realizou entrevistas online com 400 homens e mulheres acima de 18 anos, das classes A, B, e C, que tenham tido experiência de compra recente no segmento de moda em lojas físicas e virtuais

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