Dos clientes brasileiros 87% acreditam que, em dez anos, estarão comprando por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Hoje, os celulares e tablets respondem por 21% e 12%, respectivamente das compras na internet. É o que mostra uma pesquisa feita pelo MercadoPago, em parceria com o Instituto Ipsos, sobre tendências de pagamentos em compras online. Um dado interessante é a parcela considerável de entrevistados que acreditam no uso de dispositivos alternativos para realizar transações online no futuro, como computador de bordo do automóvel e telas em eletrodomésticos (20%).
Quando questionados sobre como gostariam de realizar os pagamentos daqui há dez anos: 45% dos consumidores esperam ter opções de pagamentos personalizados, 44% gostariam de pagar com reconhecimento digital, 42% preferem escanear códigos de barras com celulares, 30% pretendem comprar pelo dispositivo móvel com débito em conta e 29% têm como expectativa pagar com reconhecimento de retina. Outros desejos dos usuários são: escaneamento de QR code com o celular (28%) e inclusão de aplicativo do facilitador de pagamentos em seu aparelho móvel (27%).
O levantamento aponta que até 2017 a América Latina terá 243 milhões de smartphones em uso, um crescimento de 50% em relação a base atual. Já os gastos com compras na internet devem crescer de 54% para 79% nos próximos dez anos.Outra tendência apontada é aumento do uso de multitelas pelos consumidores, ou seja, eles passarão a utilizar diferentes tipos de dispositivos para comprar na internet. Hoje, 97% dos entrevistados utilizam o computador, outros 21% usam o celular e 12% fazem compras pelos tablets. Os números ultrapassam os 100% porque uma mesma pessoa selecionou mais de uma opção, o que comprova essa característica multitela. “Os computadores são mais utilizados porque a maior parte das soluções em e-commerce foi desenvolvida para desktop. Mas as adaptações para mobile já são tendência, o que nos leva a crer no aumento de pagamentos via dispositivos móveis”, destaca Celina Styne Ma, gerente de marketing do MercadoPago.