Definido pela escola de administração do MIT (Massachusetts Institute of Technology), o conceito de “agilidade nos negócios” (business agility) prega a rápida avaliação da situação, velocidade na identificação das necessidades, proposta de melhoria e de ganhos imediatos, além de definição de soluções de rápida implementação. Nesse contexto surgiu a metodologia Agile, usada recentemente pela Coca-Cola Brasil para desenvolver e colocar no ar seus sites.
“Esta metodologia foi adotada a partir de meados de 2008 e permitiu a flexibilidade dos requisitos de forma a atender a velocidade que é exigida no lançamento dos sites, além de ter possibilitado a aproximação do cliente com a equipe de desenvolvimento, aumentando a velocidade nas decisões e ajustes de percurso”, destaca Solange Sobral, diretora de negócios da Ci&T, empresa responsável pelo desenvolvimento dos sites da Coca-Cola.
De acordo com Fulvio Parmejjani, gerente de negócios da Ci&T, os projetos com a metodologia Agile têm significativa redução de prazo, em torno de 30%, podendo reduzir o tempo da primeira entrega de seis para três semanas, quando comparando com metodologias tradicionais. “Esta característica da metodologia Agile facilitou o lançamento e atualização em 2008 de mais de 25 sites, incluindo o da Coca-Cola e de outras bebidas”, afirma Jorge Osman, diretor de Implantação de Soluções de Negócios da Coca-Cola Brasil.
Para o desenvolvimento do back-end dos sites dos produtos da Coca-Cola Brasil, a Ci&T usou o chamado “desenvolvimento ágil”, um framework conceitual da engenharia de software focado na velocidade de entrega. Também foi utilizado o modelo conhecido como Scrum, voltado para projetos com entregas freqüentes e com grande necessidade de flexibilidade. “Ganhamos agilidade e, como um dos diferenciais da Ci&T é a sua capacidade de gestão, a Coca-Cola possui hoje um maior nível de planejamento e controle das atividades de desenvolvimento dos seus sites”, garante Osman.