Por meio de sua plataforma GraphMonitor, a Dito, especializada em soluções de engajamento no Facebook, analisou o desempenho da rede social durante o primeiro semestre do ano no Brasil. Segundo dados obtidos pela ferramenta, o momento com maior engajamento durante a semana é quinta-feira, com 9,32%, entre 16 e 18 horas. Posteriormente, quarta (8,92%), sexta (8,8%), terça (8,44%), segunda (8,1%), domingo (4,16%) e sábado (3,87%) completam a lista dos dias. Em contrapartida, os menores índices de engajamento estão entre 4 e 6 horas.
Analisando o perfil dos mais de 53 milhões de usuários no País, o GraphMonitor aponta que 24.317.080 são do sexo masculino, enquanto 28.697.420 são do feminino. Com 66,25% dos brasileiros que utilizam internet dentro da rede social, São Paulo desponta como a capital com maior número de usuários (6.783.300), representando 13% do total brasileiro. Aparecem atrás o Rio de Janeiro, com 4.067.920; Belo Horizonte, com 1.458.100; Salvador, com 1.296.500; Brasília, com 1.224.740; Curitiba, com 1.103.040; Fortaleza, com 983.100; Recife, com 925.200; Porto Alegre, com 838.760; e Goiânia, com 726.580.
Entre as páginas com maior número de fãs durante 1º de janeiro e 30 de junho, a do Guaraná Antarctica surge na liderança, com 6,2 milhões de seguidores, e aumento de 52%. Completam as cinco primeiras posições a Skol, com 5,6 mi e 57%; L’Oreal Paris Brasil (4 mi e 50%); Brahma Futebol (3,8 e 65%); e Halls Brasil (3,2 mi e 61%). No ranking de páginas com maior engajamento no mesmo período, a RS1 lidera, com 7,07%, a lista entre aquelas com até 500 mil fãs, seguida pela do Café Pilão (6,65%) e Racco Cosméticos (4,76%); enquanto a Brahma Futebol ocupa, com 10,14% de engajamento, a liderança entre as páginas com mais de 500 mil fãs, na frente de Burger King Brasil (5,35%) e Risqué (4,96%).