Um consumidor típico visita algum shopping center, em média, quatro vezes por mês, de acordo com o Ibope Inteligência. O estudo ‘Perfil de Clientes de Shopping Center’ mostra que essa frequência é idêntica entre homens e mulheres e muito parecida entre as faixas etárias.
A principal diferença entre os frequentadores está no bolso e, em especial, nos extremos das classes socioeconômicas. Os consumidores da classe A1 costumam ir ao shopping em média cinco vezes por mês, enquanto os que pertencem à classe C2 visitam os centros comerciais apenas duas vezes por mês.
As mulheres, que têm fama de irem mais ao shopping do que os homens, só ganham realmente do sexo masculino em um perfil muito específico: mulheres jovens de classe A. Nesse grupo, elas visitam o shopping em média seis vezes por mês, enquanto entre os homens da mesma classe e idade a frequência é de cinco vezes por mês.
A comparação entre os dois grupos mostra uma pequena diferença a favor dos solteiros. Pessoas casadas frequentam o shopping, em média, três vezes por mês, enquanto solteiros quatro vezes ao mês.