Como aproveitar melhor a Black Friday?

Autor: Gastão Mattos
  
A Black Friday é a data mais importante do varejo online no Brasil. Nos últimos dois anos, a promoção superou as vendas relacionadas ao Natal. Ou seja, é o melhor momento para fidelizar ou conquistar os consumidores. A forte demanda em busca de boas ofertas associada à competição acentuada entre diferentes lojistas nesta importante data torna o planejamento essencial para uma boa performance de vendas.
Promoções reais, cumprimento dos prazos de entrega e bom atendimento são premissas essenciais para quem quer oferecer um serviço de comércio eletrônico adequado para obter a confiança dos consumidores. Contudo, outras providências importantes são requisitos para o sucesso de vendas na Black Friday. Por exemplo, o volume de visitas no período promocional pode facilmente ser dez vezes superior ao tráfego normal de uma sexta feira típica do ano. Com isso, é necessária uma estrutura robusta para comportar os picos de acessos, site com boa navegabilidade e responsivo e oferta variada de meios de pagamento com total segurança. Deixar para tratar itens como hospedagem, usabilidade e operação de checkout de última hora, pode inviabilizar toda a estratégia de marketing para o dia.
 
O checkout ou processo de pagamento é um dos mais críticos e sensíveis do ciclo de venda. Pois ao chegar neste ponto, o consumidor já superou as suas dúvidas e está propenso a adquirir o produto escolhido. Qualquer problema nesta fase é um verdadeiro “tiro no pé”, podendo colocar a perder todo o esforço prévio para atrair e conquistar o consumidor. A Braspag atua exatamente nesta fase crítica, ou seja, o pagamento das compras online. 
Mesmo em cenário de crise e retração econômica, o comércio eletrônico brasileiro continua crescendo e, na Black Friday 2015, a propensão de compras deverá ser a maior do ano novamente. Novos recordes de venda deverão acontecer. Quem se preparou para a data deverá colher os melhores resultados.
 
Gastão Mattos é CEO da Braspag, empresa do grupo Cielo

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