Como melhorar performance online

O comércio eletrônico, em 2016, deve ter um crescimento nominal de vendas em torno de 15%, segundo dados da E-bit. E a integração de lojas virtuais em grandes marketplaces pode ser uma alternativa para reduzir custos e aumentar ainda mais as vendas – principalmente pequenos e micro negócios. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, ABComm, já existem cerca de 50 plataformas desse tipo, sendo dez delas ligadas a grandes redes varejistas, como o Extra.com, Walmart, Ponto Frio. 
Para o lojista que quer entrar nesse universo, mas receia os desafios de manter o controle das vendas em vários canais, uma opção é contratar uma empresa integradora da sua plataforma de e-commerce com os também conhecidos shoppings virtuais. “Há sistemas que possibilitam a adequação de diversas linguagens e permitem a comunicação entre elas, ou seja, as tecnologias de uma loja específica são interpretadas, por exemplo, para viabilizar todo o catálogo de produtos por ele administrado para outro sistema com diferentes características”, explica Carlos Alves, CEO da IntegraCommerce, ferramenta que integra os principais marketplaces do mercado. 
 
A ferramenta permite ainda a escolha de canais de venda, a definição de categorias e a publicação de produtos com apenas alguns cliques. “Também há opção para a precificação dinâmica, que aumenta e/ou diminui os preços em cada um dos canais, para garantir a competitividade”, acrescenta Alves. Entre outras facilidades está a definição de percentuais de acréscimo ou desconto, baseado no preço padrão do produto, a atualização de forma automática os pedidos, após faturar e despachar o pedido, além do envio automático dos dados da nota fiscal e do código de rastreio. O status do pedido também é atualizado em tempo real e o estoque ajustado em todos os canais de venda. 
 
Múltiplos canais
Ao integrar vários marketplaces, a IntegraCommerce proporciona ao pequeno varejista maior visibilidade dos produtos e menor investimento em marketing para alavancar as vendas. Além disso, possibilita que o lojista gerencie todos os seus canais de venda em uma única interface. “A ideia surgiu após identificarmos os desafios de lojas de todos os tamanhos para exporem seus produtos em grandes e-commerces e do retrabalho que enfrentam ao manterem as vendas em vários canais”, explica o executivo. 
 
De acordo com ele, frente à concorrência com grandes lojas virtuais, a integração é uma ótima solução para que o pequeno e médio varejista mantenha e, também, conquiste novos espaços no mercado. “Nosso foco é automatizar as operações e trazer novas possibilidades de negócios para os lojistas, aumentando a taxa de conversão e o ticket médio”.

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