Para 2011, segundo a E-bit, a previsão é de que o varejo virtual fature cerca de R$ 20 bilhões no Brasil, um crescimento de 30% em relação ao ano passado. Os números são animadores, se compararmos aos do varejo tradicional, que cresceu 10% em 2010. Já para 2014, a estimativa é que o comércio eletrônico movimente algo em torno de R$ 40 bilhões.
Com um cenário tão otimista, investir na internet vem se tornando um negócio promissor, mas quem quer apostar deve ficar atento a uma série de fatores que fazem toda a diferença ao consumidor virtual. Segundo Gislene Garuffi, especialista em comércio eletrônico e marketing digital, para obter sucesso em seu negócio, é essencial que o empreendedor on-line siga à risca as dicas abaixo.
Fotos/Imagens: a disponibilização de imagens e/ou fotos dos produtos atrai muito mais a atenção do consumidor que faz questão de saber o que está comprando. As fotos e/ou imagens devem ser recentes e de qualidade. Publicar imagens embaçadas e confusas, que impossibilitam identificar com facilidade o produto, causa uma péssima impressão e, consequentemente, descredibilidade ao site. Uma legenda bem detalhada sobre o produto também impulsiona a venda. Se for possível disponibilizar vídeos, não hesite em fazê-lo. A estratégia é ainda mais assertiva.
Design/Layout do site: a apresentação do site é fundamental para garantir que o internauta prossiga com a navegação. Se o site não for capaz de direcionar o usuário aos links corretos e proporcionar facilidade na visitação, significa que ele está mal estruturado, o que causará frustração no consumidor, fazendo-o optar pelo concorrente. Por isso, a importância de ter um site claro, sem poluição visual e com fácil navegação a todas as seções, que permita o consumidor ir adiante com a compra sem dificuldades.
Conteúdo/Informação: o texto de um site deve ser o mais conciso possível, ou seja, deve conter informações úteis e completas, mas objetivas, afinal, a leitura na internet deve ser ágil e precisa, assim como o próprio conceito da web.
Atendimento: a forma de atender e se relacionar com os clientes pela internet merece uma atenção especial, já que o relacionamento pela web tende a ser mais frio do que nas lojas físicas. Responder rapidamente os e-mails e disponibilizar outras opções de canais de contato, como redes sociais, é primordial para se destacar no comércio eletrônico. Se houver alguma falha no processo de venda, compense com um brinde ou um desconto para a próxima compra. O importante é garantir que o cliente se sinta único e satisfeito!