Como se tornar um “dragão digital”

O Gartner aponta que poderosos “dragões digitais” estão crescendo cada vez mais e integrando empresas que abraçam a disrupção digital para entrar, assumir e dominar mercados nos quais não atuavam antes. “Não há padrão predefinido para o negócio do século XXI”, diz Bard Papegaaij, Vice-Presidente de Pesquisas do Gartner. “Caminhos seguros para o sucesso serão desconhecidos e difíceis de prever ou até mesmo de testar de forma confiável. Os CIOs devem estar preparados com poderosas capacidades adaptativas e aproveitar tecnologias e conceitos disruptivos para ultrapassar os rivais.”
Com isso, os líderes digitais continuarão a surgir à beira de mercados e setores conhecidos: de modo rápido, silencioso e furtivo, mas com forte potencial para entrar na tensão competitiva. No Symposium/ITxpo 2017, evento mundial de tecnologia que acontece entre os dias 23 e 26 de outubro, em São Paulo, os analistas do Gartner apresentarão recomendações sobre como os executivos e líderes das organizações podem se destacar diante das evoluções do mercado. Porém, eles adiantam que, para competir com ou se tornar um líder digital, os CIOs devem seguir três etapas para prepararem as empresas com qualidades que as sustentarão em ciclos de negócios instáveis:
– Flexibilize o desejo de riscos da empresa. A concorrência no mercado digital é global, imprevisível e adaptativa, então os executivos devem aprender a suportar a incerteza. Um líder digital nunca deve subestimar o potencial de surpresa. Ele prospera ao ser capaz de criar ou detectar potenciais de mudanças e atuar mais rapidamente do que os concorrentes. CIOs lentos e despreparados serão “extintos”. Isso não acontecerá por falta de força, mas porque eles perderam a capacidade de se adaptar.
– Insira a diversidade cognitiva. Grandes empresas precisam de uma visão inspirada executada por colaboradores talentosos. Não importa se você é um líder digital enquadrado em um novo e emergente negócio ou um CIO de uma empresa ambiciosa estabelecida, é necessário ter um banco de talentos flexível e diverso como fonte vital de agentes catalisador para mudanças. Verdadeiros líderes digitais combinam perspectivas diferentes em algo que é muito maior do que a soma das partes.
– Crie uma “incubadora de líderes digitais”. Os líderes digitais obtêm sua coragem e força sendo profissionais altamente curiosos, empreendedores e conscientes e tendo capacidades excepcionalmente adaptativas. Como líder em uma empresa que aspira ao sucesso comercial digital, a mudança organizacional e pessoal deve se tornar seu estado natural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima