Como ser um CIO de sucesso na Era Digital

Autora: Sandra Maura
Ao longo de nossa trajetória profissional, alguns momentos são decisivos e exigem ações práticas. Para os CIOs (Chiefs Information Officer), o atual avanço da Transformação Digital tem significado o surgimento de desafios nunca antes imaginados. O novo cenário demanda reinvenção de carreira até mesmo para profissionais experientes e reconhecidos.
A explicação para esse novo momento, evidentemente, é que há uma enorme pressão para que os líderes das áreas de TI apoiem as empresas em suas jornadas de transformação tecnológica. Não por acaso, segundo estudos, a rotatividade dos executivos de TI tem aumentado nos últimos anos, com as empresas buscando profissionais cada vez mais preparados para liderar a gestão de ambientes complexos e disruptivos. O fato é que o perfil do CIO mudou e, hoje, torna-se imperativo que mesmo os especialistas mais experientes busquem maneiras de desenvolver as novas competências exigidas pelas organizações.
Nesse contexto, é importante ressaltar que, à medida que a tecnologia ganha influência nos negócios, os CIOs precisam ir além de suas especializações em TI, assumindo novos papeis e funções no cenário corporativo. Mais do que uma posição da área técnica, este é um cargo cada vez mais estratégico também no que diz respeito ao sucesso das empresas em temas como inovação de produtos, segurança e controle interno das organizações. Para deixar essa visão mais clara, basta notarmos que, de acordo com estudos mundiais, 67% das empresas do planeta consideram a transformação digital dos negócios como algo urgente e 77% das organizações avaliam que o sucesso de suas operações e também de seus produtos depende da performance das iniciativas de TI.
Isso quer dizer, portanto, que os lideres de hoje em dia precisam agir de maneira assertiva, garantindo o equilíbrio e a eficiência dos recursos necessários para o funcionamento de todo o ecossistema de negócios de suas companhias. Sendo assim, os profissionais devem investir em ações que os ajudem a analisar quais são as opções e caminhos disponíveis para compreender as novas ferramentas e estruturas de tecnologia e, ao mesmo tempo, descobrir como aplicar esses recursos no dia a dia das empresas.
Evidentemente, existem várias táticas para que CIOs consigam se preparar para essa nova realidade. Para que eles tenham sucesso, todavia, é essencial que os profissionais entendam de antemão que, apesar de toda a experiência acumulada, o mercado está mudando num ritmo muito acelerado e a qualificação contínua deve ser sempre trabalhada como prioridade.
Nesse contexto, participar de programas de capacitação, reuniões, encontros e atividades voltadas à apresentação de temas alinhados às demandas das empresas são maneiras simples e práticas de gerar aproximação com o mercado e expandir a rede de contatos.  Outra questão vital para os profissionais de TI é justamente a criação de uma rede que envolva nomes importantes do setor. Ao seguir ou formar um grupo de networking qualificado, com experts e exemplos de destaque para o setor, o profissional pode ganhar uma fonte confiável de dicas e oportunidades, avaliando possíveis tendências e pontos a serem melhorados.
Costumo sempre recomendar que é fundamental estar aberto para novas informações e oportunidades. O profissional de sucesso será o que estiver atento e preparado para fazer leituras de negócio do cenário ao seu redor. Dessa forma, os líderes ganham chances para antecipar os conceitos de TI mais inovadores e para descobrir possíveis parceiros estratégicos que os ajudem a simplificar e otimizar o desempenho das redes de forma mais econômica e eficiente em suas futuras rotinas de trabalho.
Outro ponto importante é que, em tempos de alta eficiência tecnológica, os CIOs têm a missão de perceber que ser responsável pela performance de uma grande operação também exige a necessidade de propor a cooperação e a visão em longo prazo como parte de seus planos de ação.
Ao se preparem e reforçarem suas habilidades para explorarem tecnologias mais complexas e estratégicas, os líderes poderão se posicionar como ´ativos´ estratégicos para as empresas. Por isso, os CIOs que souberem entender a mudança cultural e tecnológica impulsionada pela Transformação Digital serão aqueles que assumirão destaque como especialistas realmente aptos a ajudarem as empresas em suas jornadas de evolução.
Na prática, os líderes devem ajustar suas percepções sobre os negócios digitais e agir com precisão para aprimorar a integração entre a TI e os demais objetivos das organizações. Em 2019, teremos uma maior procura por liderança empresarial e por profissionais capazes de tomar decisões que impulsionem os negócios da empresa. A tecnologia deu um salto nos últimos anos, basta estarmos todos atentos para seguir a mesma onda de mudança.
Sandra Maura é CEO da Topmind.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima