Autor: Gabriel Gorski
No passado, colocar um site na web era um grande desafio. Sem muitas ferramentas para medir o sucesso, o que as empresas realmente queriam era lançar o seu primeiro produto digital e divulgar que se modernizaram. Hoje, os empresários estão cientes de que mais do que estar no ar, um site precisa conquistar um bom alcance. Precisa ser relevante e oferecer uma experiência agradável, confortável, que valorize o aspecto funcional, mas sem deixar de lado o aspecto emocional dos usuários. Algo que possa ser acessado em qualquer hora e em qualquer momento, tanto em desktops, quanto em dispositivos móveis. Que tenha a linguagem clara e adequada ao público, otimizada para favorecer o tráfego orgânico.
Para trilhar este caminho, antes de mais nada, é preciso entender quem é o público-alvo, seu contexto, suas dores e aspirações. O conteúdo deve ser relevante, otimizado para mecanismos de busca (SEO) e a comunicação deve ser feita em tom adequado e familiar ao público. Quanto à navegação, é importante reduzi-la ao essencial para que os usuários possam cumprir seus objetivos sem maiores dificuldades. Procure utilizar elementos já conhecidos e consolidados para acelerar a curva de aprendizado e evite distrair o usuário com elementos desnecessários.
O desconhecimento do público-alvo, partir de uma ideia que não foi validada, criar funcionalidades que ninguém utilizará, aumentando a complexidade do produto de forma desnecessária são algumas das falhas que podem comprometer a experiência. No que diz respeito ao conteúdo, evite utilizar linguagem rebuscada ou inadequada ao público-alvo e leve em consideração as melhores práticas de otimização para mecanismos de busca.
Valorize a hierarquia visual e a organização das informações e evite trabalhar com estilos e tamanhos de fonte que prejudiquem a legibilidade. Procure fornecer feedbacks aos usuários por meio da interface sempre que possível, diminuindo assim as chances de frustração e sensação de que ele está fazendo algo errado.
Conteúdo relevante aliado a uma experiência de navegação agradável e intuitiva, que permita a descoberta de conteúdos de interesse é o que faz um usuário ficar mais tempo em um site. Um outro ponto é buscar estratégias para engajar os usuários, encorajando-os a avaliar, emitir opiniões, produzir conteúdo e interagir com outros usuários. Contudo, quando se trata de um serviço, é bom ficar atento: mais tempo de navegação no site pode significar que os usuários estão com dificuldade de executar determinadas tarefas.
Após o lançamento do seu site, é essencial fazer o acompanhamento do comportamento dos usuários, para entender como eles interagem com a interface. O objetivo desse mapeamento é identificar oportunidades de melhoria, promovendo o constante aprimoramento da experiência.
Gabriel Gorski é designer de produto da HE:labs