Como ter um e-commerce de sucesso



O comércio eletrônico no Brasil vem crescendo a uma velocidade impressionante. Em 2009, em meio a uma crise mundial, essa modalidade cresceu mais de 30% atingindo um faturamento superior a R$ 10 bilhões, segundo dados do E-bit. As perspectivas para 2010 são ainda melhores, com um crescimento estimado superior a 40%, o e-commerce deve chegar a um faturamento aproximado de R$ 15 bilhões, sendo que somente no primeiro semestre deste ano as vendas chegaram a R$ 6,7 bilhões.


Quem está pensando em iniciar um negócio no ambiente eletrônico precisa saber que esta não é uma tarefa tão simples assim. Pensando em fazer com que os lojistas se diferenciem nesse canal, a WX7, desenvolvedora de soluções web para e-commerce, preparou sete dicas para os varejistas sobre como investir em uma solução profissional e não ser um “camelô” virtual.


Confira as sete dicas que a WX7 preparou para você ter um comércio eletrônico de sucesso:


Analise o mercado. É muito importante avaliar e monitorar como os seus concorrentes estão utilizando esse novo canal para definir seu posicionamento, mix de produtos, políticas de preço e entregas, entre outros fatores determinantes para o seu sucesso.


Defina a plataforma de vendas ideal. A plataforma de vendas é um dos principais pilares para uma operação de comércio eletrônico de sucesso. Sua loja virtual precisa transmitir segurança e credibilidade para conquistar seu visitante e convertê-lo em consumidor. Ao escolher sua plataforma, procure unir o design com a facilidade de navegação (usabilidade) adequada ao seu público-alvo e produto comercializado, pois assim você passará a percepção de segurança necessária que ajudará no crescimento da sua loja virtual.


Monte sua equipe. Um dos principais diferenciais para se ter sucesso no comércio eletrônico é o atendimento ao cliente. Portanto, é de extrema importância montar uma equipe multidisciplinar para garantir que dúvidas sobre navegação ou produtos e pedidos já realizados, sejam sanadas de forma rápida e eficiente. Mas, não se esqueça que um bom gerente é fundamental para cuidar de toda a equipe e da operação.


Prepare sua infraestrutura de TI. Sua plataforma deve ser hospedada em um provedor especializado. Planeje sua capacidade com cuidado para garantir que sua loja virtual tenha um bom desempenho de acordo com o número de visitantes que a acessarão.


Diga que você existe. Uma loja virtual, diferentemente da maioria das lojas físicas que estão localizadas em pontos estratégicos, precisa ser massivamente divulgada para ser conhecida. É de fundamental importância fazer um planejamento de publicidade e marketing focado no retorno do investimento (ROI) para que sua loja virtual cresça e atinja seus objetivos.


Seja pontual nas entregas. Entregar de forma rápida e eficiente e estar preparado para prevenir possíveis atrasos é fundamental para manter a satisfação de seu cliente e fidelizá-lo cada vez mais. Se possuir alguns conhecimentos na área, você pode montar sua própria operação logística. Caso contrário, encontre um parceiro especializado para ajudá-lo.


Acompanhe e não pare de evoluir. Entenda o perfil dos clientes que estão comprando em sua loja virtual e quais ações podem ser feitas para melhorar os resultados. Sempre acompanhe as tendências e, se possível, evolua sua loja virtual antes de seus concorrentes. Nunca pare de inovar!

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