Compra via app já é um hábito?

Nos últimos seis meses, 41% doa usuários de smartphones responderam que realizaram pelo menos uma compra através de aplicativo. Sendo que desse total, 43% eram homens e 39% mulheres. Esse é o resultado de uma pesquisa feita pela Opinion Box, cujo objetivo era entender os hábitos de m-commerce através de aplicativos em smartphones. Ao todo, foram realizadas 1.247 entrevistas online, de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. “É interessante notar que entre as pessoas das classes A e B, o índice de compras foi maior: 49% das pessoas dessa fatia fizeram compras pelo celular nos últimos seis meses. Frente a 37% das pessoas das classes C, D e E”, afirma Christian Reed, CEO do Opinion Box. Outro fato interessante é que o uso é maior entre pessoas com idades entre 18 e 45 anos, o que corresponde a 44% dos que fizeram compras.
Os entrevistados também foram questionados quanto à categoria de produtos adquiridos por meio de aplicativos. Os eletroeletrônicos estão no topo da lista e foram adquiridos por 30% das pessoas. Acessórios de moda estão na segunda posição, com 29% das compras realizadas. Em seguida, vem as roupas, com 26%; comida (25%); livros (25%); eletrodomésticos (19%); artigos esportivos (16%); cosméticos e higiene pessoal (13%); CDs ou DVDs (13%) e utensílios domésticos (13%).
 
Os respondentes também foram convidados a apontar até três aplicativos que costumam usar para realizar as compras. Os nomes mais apontados foram: Mercado Livre (27,4%), AliExpress (19,7%), OLX (13,5%), Americanas.com (11,4%) e iFood (10,9%). As marcas de destaque com 5% a 10% das citações foram: Submarino, Dafiti, Extra, Peixe Urbano, Casas Bahia e Wish. E com 3% a 5%: Privalia, Netshoes, Buscapé, Ponto Frio, Saraiva, Groupon, Amazon, Ebay e Magazine Luiza.
 
Além disso, os usuários também foram questionados quanto à contratação de serviços via app em seus smartphones. Nos últimos seis meses, 18% dos brasileiros afirmaram ter solicitado um táxi. Sendo que 30% disseram utilizar o 99Táxi, 25% o Easy Taxi e 10% o Uber. Já 26% das pessoas afirmaram ter solicitado refeições. O delivery de comida mais utilizado pelas pessoas é o iFood, mencionado por 50% dos entrevistados. Outras marcas que figuram com relevância na pesquisa são: Pedidos Já, China In Box, hellofood, Habib’s, com menos de 5% cada. 
 
Dos entrevistados, 12% também disseram já ter feito reservas de hospedagem. Entre os apps mencionados como mais utilizados figuram: Booking e Htl Urbano, com 15% a 17% cada; Decolar.com e Trivago, com 12% cada; Hoteis.com e Trip Advisor, menos de 10% cada. Além disso, 21% confirmaram ter comprado ingressos. O Ingresso.com foi o mais citado, utilizado com mais frequência por 43% dos entrevistados. Em seguida, aparecem Cinemark e Ingresso Rápido, com menos de 10% cada. “O interessante é notar que a questão envolvia a compra de ingressos em geral, seja para cinema, teatro, shows, entre outros eventos. Duas das marcas citadas comercializam ingressos para diversos tipos de eventos, mas a outra se refere a uma atividade específica. O destaque é importante”, avalia Reed. O Opinion Box também buscou entender o comportamento das pessoas quanto ao uso de aplicativos de bancos. Transação bancária foi a opção citada por 64% dos entrevistados. Entre os serviços utilizados, 98% mencionaram consultar saldo ou extrato, 54% pagam contas e 45% realizam transferências.
 A conclusão, na visão de Reed, é de que há muito espaço para crescimento. “Vemos uma baixa penetração em diversos segmentos. A tendência é de que a competição comece a se intensificar. Mas a principal lição, ao meu ver, é de que os usuários de smartphones são diferentes, mas estão ficando cada vez mais parecidos”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima