Compras a prazo aumentam em agosto



O consumidor brasileiro tem aproveitado a oportunidade de parcelamento oferecida nas compras no varejo, dando preferência ao pagamento com cheque pré-datado. É o que mostra a pesquisa realizada no mês de agosto pela Telecheque, empresa de concessão de crédito no varejo, que apontou aumento de 4,65% nas transações com cheques pré datados frente ao mesmo período do ano passado. No último mês, as compras parceladas com cheques representaram 73,83% do total contra os 70,55% somados em agosto de 2006.


“O consumidor deve ficar atento aos prazos destes parcelamentos, pois as compras de final de ano já estão próximas e o acúmulo de muitas dívidas poderá acarretar no descontrole financeiro, com reflexos para o início de 2008”, explica José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.


O levantamento apontou Goiás como o estado que apresentou maior crescimento dos parcelamentos, com índice de 73,15%, um aumento de 30,46% em relação ao ano passado (56,07%). Em contrapartida, Mato Grosso registrou índice de 60,52% no mês passado, um declínio de 22,96% em relação a 2006 (78,56%), resultando na queda mais acentuada entre os estados brasileiros.


O Rio Grande do Norte desponta como o primeiro no ranking em emissões de cheques pré-datados, com índice de 89,19%, seguido por Pernambuco (85,88%) e Maranhão (83,01%). O aumento apontado pela pesquisa mostra que o pré-datado ainda é a principal opção de pagamento nas transações com cheques.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima