Data: 7 de outubro
Horário: das 9h às 11h30
Local: Sede da ABA – Av. Paulista, 352, 6º andar – São Paulo/SP
Informações pelos telefones 0800.124588 ou (11) 3283.4588
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Com a presença de mercados globalizados e extremamente competitivos, as empresas e não somente os produtos passaram a ter imperiosa necessidade de melhor marketing de relacionamento com os seus consumidores, justificada no fato de que estão mais visíveis. O marketing de relacionamento não é uma atividade operacional, mas, comporta-se com uma indispensável estratégica e essencial à vida das organizações comprometidas com a lucratividade, imagem dos seus produtos e serviços. A partir desta nova dimensão de mercado, surgiu a comunicação corporativa que, certamente, está ajudando as empresas a enfrentarem os desafios que envolvem cada negócio, mercado, concorrência, relações institucionais, governamentais, imprensa, entidades de classes, comunidades aonde atuam.
Afinal de contas, o que se entende por comunicação corporativa e mercadológica? Esta última visa o consumidor, clientes em potencial, tendo como objetivo final despertá-los para a venda. Neste marketing de comunicação, são ferramentas tradicionais os pontos-de-vendas, preços promocionais, merchandising, sorteios, bônus, feirões, descontos, levando-os à motivação de compra. Para o jornalista – Cláudio Paiva, diretor da CND – Companhia de Notícias – “a visão moderna da comunicação corporativa nos ensina que fazer comunicação é fazer gestão dos relacionamentos com o público, utilizando mensagens e canais de comunicação mais adequados para cada um deles”.
Noutras palavras, tal comunicação visa cuidar da imagem institucional da própria empresa e dos seus produtos junto ao público, como imprensa, comunidades e o público segmentado como possível comprador. A frase “sua majestade o consumidor” há de ser o grande foco desta estratégia de comunicação, criando um relacionamento ou afinidade entre consumidor, empresa e seus produtos comercializados. A credibilidade, tradição, postura ética, responsabilidade social tornaram-se ferramentas indispensáveis para sobrevivência neste mercado competitivo. A função dos gestores da comunicação corporativa, portanto, é tornar as empresas em fontes de referência nos diversos segmentos da sociedade.
Ao lado desta comunicação, aquela direcionada para o marketing interno tornou-se o apoio essencial ao negócio e elemento de relevante importância para o cotidiano da empresa, partindo-se de uma nova realidade que as organizações são as pessoas que delas fazem parte. Noutro ângulo, constituem-se no grande capital da empresa moderna. A comunicação interna é ponto forte para as estratégias corporativas. “É imprescindível que os colaboradores conheçam os destinos e metas da empresa para que possam agregar experiências, trabalho, idéias, levando-a à lucratividade.
Dentro dos domínios da empresa, os colaboradores são aliados, mas fora, são formadores de opinião, cidadãos que automaticamente vão falar do local em que trabalham e, certamente, divulguem uma imagem positiva da mesma. Esta consciência é relevante para o sucesso. O colaborador da empresa deve estar devidamente informado dos seus projetos empreendedores, até mesmo antes do seu público externo para que possa se tornar compromissado com o sucesso, face missão e responsabilidade no processo de crescimento da mesma. Exemplo prático que ilustra é a do visitante que, chegando à NASA, perguntou ao funcionário que varria o chão “o que você está fazendo ? Ao que respondeu “estou ajudando o Homem a ir ao espaço”.
A comunicação corporativa está alicerçada em dois processos básicos: longevidade e diálogo. Somente, com uma perspectiva de longo prazo e de forma continuada é possível estabelecer laços afetivos e emocionais com os diferentes públicos. Tal afinidade somente ocorrerá com o envolvimento e comunicação que tenha como foco a cultura de ouvir e considerar as reais necessidades dos consumidores, procurando antecipar-se na disponibilização de tais benefícios. As comunicações corporativas e mercadológicas se completam, haverão de andar bem sintonizadas na direção do sucesso.
João Gonçalves Filho (Bosco) – Administrador de Consórcio ([email protected]).