A Associação Brasileira de Marketing Direto (Abemd) inicia neste mês a segunda fase da campanha publicitária que tem por objetivo promover institucionalmente o segmento da comunicação dirigida. Os anúncios – criados pela GreyZest Direct – serão veiculados na mídia especializada e revistas de grande circulação. A campanha também é direcionada a executivos de marketing e integrantes do Poder Legislativo. “Queremos mostrar a importância do marketing direto tanto na geração de negócios e relacionamentos, quanto em sua contribuição para a economia e criação de empregos”, diz Efraim Kapulski, presidente da Abemd.
O conceito da campanha reforça que o marketing direto, além de gerar resultados, contribui para o fortalecimento de uma marca. “Diferentemente do que ocorre nos EUA, em que as verbas de Marketing Direto chegam a representar quase 50% dos investimentos dos anunciantes, percebemos que no Brasil ainda há grande potencial para crescer no planejamento estratégico dos clientes e na distribuição das verbas por disciplina de comunicação”, ressalta Otavio Dias sócio e vice-presidente da GreyZest Direct e diretor de agências da Abemd.
No total, foram criados 18 anúncios divididos em dois blocos: o primeiro sobre as disciplinas do marketing direto (agências e consultorias, contact centers, database marketing/CRM, Internet e logística/distribuição) e o segundo sobre os setores da economia com maior potencial de investimento em marketing direto: instituições financeiras, telecomunicações, setor de assinaturas (editoras, revistas, jornais, TVs a cabo e provedores de Internet), indústria farmacêutica, indústria automobilística, instituições de ensino, varejo, indústria de vendas diretas (catálogos, e-commerce) e o segmento BtoB.
Em paralelo aos anúncios de mídia impressa, os presidentes e diretores de marketing de grandes corporações receberão uma mala direta tridimensional, que trará além de uma carta personalizada, a apresentação de toda a campanha e um fascículo conceitual com ensaios estratégicos sobre a aplicação do marketing direto em seus negócios. Segundo Otavio Dias, é preciso evidenciar junto a este público que o setor de marketing direto permite às empresas combinar diversas atividades – database marketing, malas diretas, estratégias de CRM e comunicação dirigida – para construir e manter as suas marcas com resultados.