A Concentrix está apostando na oferta de tecnologia para carros conectados no mercado brasileiro. A companhia possui uma solução completa (Turn-Key) que já atende clientes na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia. “No mercado norte-americano, atendemos 80% dos carros conectados e a maioria dos veículos no México e Europa. No Brasil, o serviço já está disponível e acreditamos que existe um grande potencial a ser explorado”, diz Daniel Moretto, country manager da Concentrix no Brasil.
Com a tecnologia, é possível se comunicar com o veículo para acessar características ou serviços específicos. Por exemplo, um carro com essa ferramenta conta com aviso de acidente automático, assistência em rodovias, monitoramento de roubo, agendamento de manutenção e atualização remota, alerta de área restrita, alerta de Valet, envio de endereço para o veículo, opção de encontrar amigos e postos de combustível mais próximos, e outras funcionalidades como Opt-In Financiamento (localizar, destravar e ligar) e Opt-In Seguro (quilometragem e dados de uso). “A possibilidade de acionar serviços de emergência automaticamente é um suporte revolucionário. Em casos de acidentes mais graves, cada segundo conta para a vida dos passageiros, e a ligação automática junto com o sistema integrado de GPS já está salvando um incontável número de vidas”, comenta Moretto.
Adicionalmente, a solução também pode ser utilizada por concessionárias e empresas de aluguel de carros, com o recurso Manutenção de Frotas, trazendo melhor visibilidade de gestão e localização de veículos. Muitos fabricantes também estão combinando os esforços em carros conectados juntos aos principais grupos de tecnologia, como Google, Apple e Microsoft, para continuar inovando com o objetivo de implantar integrações envolvendo a vida dentro e fora dos veículos. Hoje, motoristas já podem ouvir ou ditar mensagens de SMS ou e-mail enquanto estão dirigindo por meio dos comandos de voz dos carros.
A comercialização dessa solução da Concentrix é feita diretamente para as montadoras, que realizam a instalação do dispositivo nos veículos, integrando-o às principais funcionalidades do próprio carro. A empresa também oferece tecnologia de captura e uso inteligente dos dados originados por meio do dispositivo instalado. Além disso, a Concentrix também possui a solução Gestão de Assinantes, que gerencia todas as aplicações das concessionárias, desde a venda e cancelamento da assinatura até o processamento de pagamentos. Através dessa plataforma, a companhia ainda provê diversos recursos de marketing, que incorporam treinamento das concessionárias, e-mail marketing e relatórios de manutenção dos veículos.
No médio prazo, motoristas com carros conectados terão veículos com maior e melhor ciclo de vida, além de potencializar a experiência de uso das interfaces homem/máquina, que sempre serão melhoradas e amplificadas. Já no longo prazo, a perspectiva é que essa experiência esteja presente em todos os tipos de transporte, bem como fora dos veículos, permitindo aplicações personalizadas em wearables e muitos outros dispositivos. “Olhando para a frente, é uma aposta segura que quase todos os carros, independentemente do custo ou da marca, terão alguma forma de conectividade. Os benefícios para todas as partes são bons demais para essa solução não ser disponibilizada, e os consumidores vão demandar. Ou seja, o futuro realmente será sobre a criação de uma experiência humana conectada em todos os momentos”, finaliza Moretto.