Antes mesmo de surgir a ideia de gestão de clientes, muitas empresas já tinham conhecimento de que era preciso procurar acompanhar as vontades e tendências dos consumidores – mesmo que o objetivo anterior fosse vender e não fidelizar. Desde então, estar atualizado é uma preocupação de diversos negócios, principalmente se o objetivo for conseguir ficar à frente da concorrência na corrida por atenção e engajamento da base. Essa constante atualização é um processo que o Rei do Mate vem procurando realizar desde o seu começo. Como conta Antonio Carlos Nasraui, diretor de marketing comercial da rede, no início as lojas não tinham mesas. Depois de uns anos, o conceito de comodidade se tornou importante e lugares para sentar e comer foram instalados. Em seguida, as novas franquias passaram a oferecer revistas como entretenimento. Até que, agora, a empresa investiu em um grande projeto de wi-fi nas lojas.
Essa é a forma da marca mostrar sua preocupação em ser mais atual, de acordo com o executivo. “É uma tendência e poderemos interagir mais com os clientes”, diz. Com essa estratégia, o Rei do Mate não apenas quer oferecer uma internet de qualidade, como se tornar uma alternativa para as pessoas, além dos produtos que oferece. “Queremos que os clientes venham à loja se ele estiver precisando de uma internet. Que venha até a gente, se quiser trabalhar, fazer uma reunião baixar e-mails”, explica Nasraui. Sem contar que ainda vai atender a uma demanda cada vez maior de públicos conectados via smartphone e tablet. “Queremos ser lembrados quando o consumidor precisar e queremos recebê-lo da melhor maneira. As pessoas trabalharem nesses estabelecimentos é uma tendência que vem de fora e não é de hoje. E, assim, elas consomem mais também.”
Entretanto, esse projeto envolve mais do que somente disponibilizar uma conexão nas franquias. Feito em parceria com a startup Uau-fi, o projeto ainda permite que a empresa obtenha maiores dados dos clientes que se conectam nas redes e, com isso, criar estratégias de marketing direcionado a cada um. Por exemplo, por meio do cadastro feito para acessar à Internet, sabe-se a data de aniversário e, então, mandar uma mensagem personalizada de parabenização. “A gente tem conseguido fazer uma interação maior com os clientes”, afirma o diretor. Tanto que até o final do ano, a expectativa da empresa é lançar um programa de fidelidade, que trabalhará junto com a ferramenta de WiFi. “E a gente espera agregar entre 10 a 20% a mais de consumidores nas lojas, maior tempo de permanência deles, trazendo esse cliente quando ele precisar”, pontua.