A Ciena Corporation, especialista em redes, e a International Data Corporation (IDC), provedora de inteligência de mercado, anunciam o resultado de uma pesquisa realizada junto a líderes corporativos de TI da América Latina, a qual revelou que 80% espera que a necessidade de conectividade de suas organizações praticamente dobre nos próximos 24 meses. Os entrevistados também afirmaram que quase metade (45%) do tráfego das redes são originados de tablets e smartphones, e que esperam que o uso desses dispositivos aumente em 55% e 34%, respectivamente, durante esse mesmo período.
“Hoje em dia, mais do que nunca, a rede desempenha um papel essencial no fomento do sucesso empresarial. As preocupações identificadas por meio dessa pesquisa ilustram ainda melhor esse ponto e a situação atual da região – situação essa em que a rápida transformação dos tipos de comportamento existentes dentro e fora das empresas vem exercendo uma pressão cada vez maior sobre as redes e as operadoras que as suportam”, afirma Hector Silva, CTO e líder de vendas estratégicas para a América Latina da Ciena.
O estudo revela ainda que 68% dos líderes tecnológicos da América Latina entrevistados afirmaram que a crescente necessidade de lidar com serviços e aplicativos adicionais – tais como vídeo, comunicações unificadas e compartilhamento de arquivos – é a grande responsável pela mudança ocorrida em suas necessidades de conectividade. Soluções de Multimedia, colaboração e Big Data são os maiores consumidores de banda, de acordo com os pesquisados. Nos próximos 24 meses, o IDC espera que aplicações de redes sociais e as relacionadas a negócios passem a direcionar a próxima onda de crescimento de tráfego.
Os líderes tecnológicos da América Latina acreditam ainda que as soluções móveis oferecem uma oportunidade de ampliar os canais de clientes e fortalecer as interfaces de comunicação por meio de esforços de marketing e de marca. Isto se reflete no fato de que, nos últimos 12 meses, 50% dos líderes entrevistados instituíram websites que suportam dispositivos móveis e 40% habilitaram canais de atendimento para seus clientes que usam dispositivos móveis.
“Essa pesquisa ilustra que as empresas da América Latina estão começando a reconhecer que suas redes constituem um ativo estratégico, à medida que continuam a expandir a integração de novos aplicativos, plataformas móveis e serviços para oferecer a seus clientes uma experiência de qualidade superior. Isso está causando uma transformação radical das necessidades de conectividade das empresas”, comenta Romina Adduci, diretora de pesquisa e consultoria de telecomunicações, IDC.