Confiança do consumidor em queda



Os reflexos no Brasil da crise financeira internacional causaram, no primeiro trimestre deste ano, a segunda queda consecutiva na confiança do consumidor brasileiro, de acordo com a pesquisa Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgada nesta quinta-feira (02/04) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Com essa retração, a confiança do consumidor recuou para o patamar de setembro de 2005.

 

O INEC, composto pelas expectativas dos consumidores quanto à inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior  valor, caiu de 109,8 pontos no quarto trimestre de 2008 para 106,3 pontos (uma queda de 3,2%). Na comparação com o mesmo período do ano passado (111,5 pontos), o INEC recuou 4,7%. O pico da série histórica foi no terceiro trimestre do ano passado, quando ficara em 115,6 pontos. De lá para cá, a queda acumulada do índice é de 8,1%.

 

“A queda no INEC pelo segundo trimestre consecutivo mostrou que o consumidor brasileiro ajustou as expectativas em linha com o agravamento do quadro de crise da economia mundial e os impactos no Brasil. É um reconhecimento que as dificuldades atingiram a nossa economia”, avaliou Flávio Castelo Branco, gerente executivo de Política Econômica da CNI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima