O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que a confiança do consumidor brasileiro registrou ligeira queda, de um ponto, passando de 129 em junho para 128 em julho deste ano. O índice, considerado otimista, é superior ao medido há um ano, quando estava em 126 pontos.
Com 144 pontos, a região Sudeste é a mais otimista da pesquisa e a única que registrou aumento. Em seguida, a região Norte/Centro-Oeste, que teve queda de 5 pontos na comparação com o mês de junho deste ano, passando para 128 pontos. A região Nordeste manteve os 128 pontos registrados no mês passado. A região Sul permanece a única pessimista com um novo recorde de baixa, caindo de 86 para 79 pontos.
Quanto ao futuro, o Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos mostra que 39% da população brasileira acredita que a situação econômica de sua região para os próximos seis meses vai continuar forte, contra 15%, que estimam o contrário. Em relação às compras, o INC indica uma boa situação para o mercado de eletrodomésticos, onde 42% dos entrevistados disseram ser mais favoráveis a estas aquisições, contra 30% que responderam ser menos favoráveis. Já no que diz respeito às compras de imóveis e automóveis, a situação inverte-se, apontando 38% de respostas menos favoráveis contra 29% mais favoráveis a essas aquisições.