Apesar do preocupante cenário que o mundo vive, atualmente, o Brasil é um dos mais promissores mercados do mundo, onde a renda e a economia estão em pleno crescimento. Alguns fatores influenciaram para esse quadro, entre os principais estão a expansão da renda e da economia, e a ascensão na nova classe média. “Para atender esse novo público a Sky tem focado em desenvolver pacotes e serviços diferenciados e dimensionados às expectativas desse consumidor”, afirma Vito Chiarella, vice-presidente de clientes da Sky.
“Conhecer o cliente é fundamental para entender o que ele deseja. É importante ouvir o que ele quer para poder entregar o produto ou serviço adequado”, comenta Chiarella. Para Chiarella, definir o perfil do cliente não é mais tão complexo como antigamente. Difícil passa a ser entender as necessidades de cada um e antedê-las. “O que deve ser feito é ouvir o que eles querem e atender com qualidade. Essa é a chave para conquistar e manter qualquer perfil consumidor”, revela.
Por outro lado, fidelizar este cliente é mais difícil. Hoje o nível de exigência e interação dos clientes com as marcas é muito alto. O chamado “boca-a-boca” é uma das principais formas e talvez a de maior credibilidade, que o consumidor tem para se informar sobre um produto, serviço ou empresa. “A melhor forma de incentivar e manter a fidelidade dos clientes é oferecendo um serviço de qualidade, aliado com o melhor da tecnologia e investindo para que a experiência do cliente com a empresa seja única”, sugere o vice-presidente.
De acordo com Chiarella, o serviço de TV por assinatura costumava ser muito concentrado nas regiões Sul e Sudeste, mas hoje as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste crescem acima da média nacional. “Esta mudança é muito positiva e mostra como o Brasil está crescendo. A Sky atua em todo o território nacional e este cenário é bastante relevante para a empresa”, conclui.