Conquistando o cliente de última hora

Autora: Alessander Firmino
A principal idealizadora do Dia das Mães como conhecemos hoje foi a americana Anna Jarvis. Em 1907, ela homenageou publicamente sua mãe, que havia falecido dois anos antes e que, em vida, trabalhou para garantir condições sanitárias dignas para soldados de ambos os lados durante a Guerra Civil dos Estados Unidos.
A partir desse momento – e com o objetivo de universalizar sua homenagem – Jarvis iniciou uma campanha incessante para que o Dia das Mães fosse oficialmente reconhecido nos EUA. Finalmente, em 1914, o presidente Woodrow Wilson instituiu a celebração no segundo domingo de maio, uma tradição que dura até hoje. Na América Latina, o México foi o primeiro país a adotar a comemoração e, atualmente, Maio é o mês da Mães em todos os países da região.
Faltam poucos dias para a grande celebração e há muitas oportunidades para que varejistas e marcas aumentem as vendas, se diferenciem da concorrência e fidelizem seus clientes. Ao contrário do que acontece com outras datas sazonais importantes, no Dia das Mães, a maioria dos presentes é comprada no último minuto. Você tem uma infraestrutura online que permita impactar os compradores de última hora, garantindo uma experiência satisfatória?
No Brasil, segundo dados da Criteo, as vendas online começam a aumentar já nas duas semanas que antecedem a comemoração. A edição de 2019 deve seguir tendências parecidas com o registrado em 2018. Na ocasião, as categorias mais impactadas foram “Moda”, “Artigos para Casa” e “Grandes Varejistas” que registraram pico de vendas cerca de quatro dias antes da data.
Se você considera que sua loja online tem um bom estoque de produtos para o Dia das Mães, aqui estão quatro estratégias que vão te ajudar a obter a visibilidade necessária para alcançar mais consumidores e mostrar que você tem o presente que as mães realmente desejam:
1. Comece agora
Embora as compras de última hora sejam muito comuns quando o assunto é Dia das Mães, o planejamento de marketing precisa ser feito com certa antecedência. Varejistas que se antecipam conquistam os melhores resultados. Mas ainda há tempo. Certifique-se de que seu plano de vendas com ênfase em descontos e promoções especiais esteja pronto e configurado. Use retargeting dinâmico para redirecionar o tráfego de visitantes para seu site, garantindo que seus custos por clique permaneçam em um nível competitivo. Os consumidores realmente apreciam que os itens que procuraram no passado reapareçam diante de seus olhos quando eles mais precisam, a tempo de encontrar o presente certo.
2. Aproveite ao máximo os dados disponíveis
Graças ao machine learning, hoje você pode tornar suas interações com os consumidores muito mais personalizadas. E customizar totalmente a experiência, independentemente do dispositivo utilizado, permitirá que você crie publicidade altamente relevante, que afetará de forma positiva e direta a lealdade de seus clientes. Combinando dados precisos do usuário com as ferramentas de retargeting apropriadas, você pode otimizar significativamente a eficácia de suas campanhas, aumentando o ROI.
3. Inclua todos os canais
Independentemente do seu modelo de negócios, é crucial que você possa capturar com eficiência a atenção dos omnishoppers e satisfazer suas demandas, garantindo que todos os seus canais de vendas estejam funcionando em perfeita sincronia. Seu website, seu aplicativo de compras e a experiência na loja física devem transmitir o mesmo tipo de mensagem e experiência de marca. Em relação à sua presença nas redes sociais, certifique-se de que suas promoções e eventos especiais nesta ocasião estejam em destaque em todas as suas plataformas. Não há melhor maneira de chamar a atenção dos consumidores e inspirá-los a mimar suas respectivas mães com presentes que certamente elas vão amar.
4. Invista no mobile
Os dispositivos móveis se tornaram tão onipresentes que já não nos surpreende que as pessoas prefiram comprar presentes para o Dia das Mães por meio de seus smartphones. Os consumidores enxergam em seus aparelhos o meio perfeito para fazer aquisições de última hora. Especialmente na semana que antecede a data, as compras espontâneas de bolsas, pequenos eletrodomésticos, roupas e joias disparam. Sua interface mobile é fácil de navegar? Funciona em tempo real, mostrando ao consumidor os produtos que ele pode ter colocado em seu carrinho de compras momentos antes, utilizando desktop? O celular pode ser seu melhor aliado nesse momento.
Todos querem homenagear suas mães, então essa data especial representa uma oportunidade imbatível para gerar renda e reter clientes. Usando a ampla variedade de ferramentas digitais disponíveis atualmente, você pode garantir que seus clientes tenham acesso fácil aos presentes que desejam, independente de comprarem com antecedência ou na última hora.
Alessander Firmino é diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina.

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