O ano de 2011 para a Souza Aranha foi de consolidação do novo posicionamento como consultoria de marketing e CRM. “Nos concentramos no desenvolvimento de estratégias de relacionamento e na customização e implantação de plataformas de CRM”, ressalta o presidente Eduardo Souza Aranha.
Para ele, o mercado brasileiro de marketing de relacionamento já passou da fase do aprendizado. “Agora, estamos no estágio de gerar resultados consistentes, aproveitando todo o potencial da disciplina para a melhorar a gestão de clientes”, completa Souza Aranha. Ele reforça ainda que o amadurecimento do mercado tem impulsionado empresas de todos os segmentos a utilizar o marketing de relacionamento e CRM.
Aranha cita como principal tendência a migração dos serviços feitos dentro das empresas para agências e consultorias com forte know-how em estratégia de relacionamento e tecnologia especializada. “O mercado deverá crescer em bases cada vez mais profissionais, com a utilização de empresas especializadas”, afirma. Ele também aponta para um crescente do uso das mídias digitais, que a seu ver é irreversível, em virtude do tripé: velocidade, qualidade da informação e custo.
Quanto às expectativas da empresa para esse ano, o presidente comenta que as projeções são de crescimento, com a oferta de novos serviços e soluções tanto na área estratégica, quanto tecnológica. “Como, por exemplo, a implantação da plataforma de CRM Social, especialmente, para programas de fidelidade, retenção de clientes e lead management”, explica.