Consumidor brasileiro é exigente

A Accenture divulgou a quinta edição da pesquisa sobre satisfação dos consumidores com os prestadores de serviços em diversas áreas. O estudo mostrou que o consumidor brasileiro é exigente: 50% dos entrevistados esperam mais dos fornecedores, em comparação há um ano. O levantamento indica que 83% deles gostariam de um atendimento mais rápido. A pesquisa foi realizada com mais de 5,8 mil consumidores, em 17 países, e englobou mais de 10 indústrias.

O que mais frustra os consumidores é ter que lidar com funcionários que não entendem do assunto ou não conseguem atender às necessidades específicas (86% e 83%, respectivamente). Já um fator que desestimula a compra é não conseguir acesso às informações que ele deseja ou não conseguir comprar efetivamente o produto por qualquer um dos múltiplos canais escolhidos por ele (82%).

A pesquisa apontou que o principal meio de busca de informações sobre produtos e serviços, foi a indicação de amigos, totalizando 85% dos entrevistados. Já 72% afirmaram se informar na própria loja, enquanto 70% optam por publicidade em TV e rádio.

Outro ponto é a relação dos brasileiros com os programas de fidelidade. 70% dos entrevistados filiados a programas de fidelização de empresas aéreas se dizem influenciados a fazer negócios com essas empresas. A pesquisa ainda mostra que os brasileiros não estão dispostos a trocarem de fornecedor pelo fator preço e 75% dos entrevistados pretendem comprar mais nos próximos doze meses.

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