Consumidor está mais confiante



O Índice Nacional de Confiança ACSP/Ipsos, elaborado pela Ipsos Public Affairs para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), revela que o consumidor brasileiro está mais confiante. O INC cresceu de 127 pontos em setembro para 130 em outubro. O resultado é inferior ao medido há um ano, quando estava em 144 pontos.


A pesquisa mostra que os consumidores de todas as regiões estão otimistas, liderados pela região Norte/Centro-Oeste, que registrou novamente alta de 11 pontos, passando de 130 em setembro para 141 em outubro. A confiança do consumidor da região Sudeste teve alta de três pontos, passando para 138 no mês passado e a do consumidor da região Nordeste subiu de 121 em setembro para 122 pontos em outubro.


O INC também mostra, pela primeira vez, que o consumidor considera bom o período atual para a aquisição de bens de maior valor, onde 35% dos entrevistados disseram estar muito mais à vontade e 32% responderam ser menos favoráveis a essas compras. Em setembro, o índice apontava o contrário, com 35% das respostas menos favoráveis e 33% mais favoráveis.


Para o presidente da ACSP, Alencar Burti, o aumento na confiança para aquisição de bens de maior valor ocorre por conta da facilidade do crédito, que tem beneficiado especialmente a venda de automóveis.


O Índice mostra também que 38% dos consumidores de todo o País acreditam que a situação financeira pessoal está ruim, contra 34% que a consideram boa.


Para os próximos seis meses, 51% dos entrevistados esperam que a situação financeira pessoal melhore, contra 10% que apostam em um cenário ruim.


A confiança na manutenção do emprego permaneceu em 40% pelo quarto mês consecutivo e a falta da confiança registrou uma leve queda, passando de 27% em setembro para 25% em outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima